Siga o OTD

Paris 2024

Martine e Kahena conquistam a prata no evento-teste da vela

Bicampeãs olímpicas ficaram atrás de holandesas e conquistaram a prata no evento-teste da vela, em Marselha

(Foto: Divulgação)

É prata! As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram a medalha de prata no evento-teste da vela para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, em Marselha, na França, neste domingo (16). Competindo na classe 49erFX, elas ficaram em sexto lugar na medal race e terminaram na segunda colocação geral, atrás das holandesas Odile Van Aanholt/Annette Duetz.

Martine e Kahena entraram na regata final em terceiro lugar e só poderiam alcançar a segunda posição no pódio. Elas terminaram em sexto lugar, mas tiveram sorte, já que as suecas Vilma Bobeck/Rebecca Netzler, que estavam na vice-liderança, tiveram problemas e não completaram a medal race, que tem pontuação dobrada.

Martine Grael e Kahena Kunze no evento-teste da vela
(Foto: Sailing Energy)

Dessa forma, as brasileiras ficaram em segundo lugar, com a prata, com 77 pontos perdidos, quatro a frente das suecas, que tiveram 81. Odile Van Aaanholt/Annette Duetz, medalhistas de bronze em Tóquio-2020, sobraram na disputa e ficaram com o ouro com 47 pontos. Elas já estavam com o título garantido, mas ainda assim ficaram em segundo lugar na corrida final.

”Fim de uma semana cheia de desafios e aprendizados! Obrigada, Marselha e a todos os nossos patrocinadores, parceiros e entidades por trás deste trabalho! Gratidão à equipe incrível que temos e, é claro, à torcida brasileira. A organização foi bem severa e precisamos ficar atentas para a Olimpíada em termos de punições”, escreveu Martine Grael em seu perfil no Instagram.

Outros resultados

A vela brasileira também esteve presente em outras provas no evento-teste da vela. A competição foi disputada na mesma raia em que ocorrerá os Jogos Olímpicos Tóquio-2020. Bruno Lobo ficou em quinto lugar na Formula Kite, muito perto da final. João Bulhões e Marina Arndt ficaram em 13º na classificação geral da Nacra 17, enquanto Mateus Isaac, da IQFoil, foi o 11º.

Depois do evento-teste, os atletas da Equipe Brasileira de Vela focam no Campeonato Mundial, em Haia, na Holanda, entre os dias 11 e 18 de agosto. A competição definirá as primeiras oito vagas de países para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Outras serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

Mais em Paris 2024