Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Papa escreve carta a Zanardi, que peramece em coma induzido

Francisco destacou a tragetória de vida do paratleta italiano do ciclismo, que segue em coma induzido após sofrer grave acidente

Papa Francisco carta Alessando Alex Zanardi
"Caro Alessandro, sua história é um exemplo de como recomeçar após uma parada inesperada" (instagram/franciscus)

O papa Francisco escreveu uma carta de apoio ao campeão paralímpico de ciclismo Alessandro Zanardi, que sofreu um acidente grave na sexta-feira (19) e está internado, em coma induzido, em um hospital de Siena (Itália).

O italiano de 53 anos e ex-piloto de automobilismo estava em uma handbike (bicicleta impulsionada pelos braços) durante uma pedalada festiva quando foi atingido por um caminhão.

Na mensagem, reproduzida pelo jornal italiano “Gazzetta dello Sport” e replicada em matéria da “Agência Brasil”, o Papa Francisco destacou a trajetória de vida de Zanardi. O italiano migrou das pistas para o esporte adaptado depois de um acidente em 2001, durante uma etapa alemã da Fórmula Indy, que lhe causou a amputação das duas pernas. O pontífice disse também que o papel do italiano vai além da conquista de medalhas e troféus.

“Caro Alessandro, sua história é um exemplo de como recomeçar após uma parada inesperada (…) Por meio do esporte, você nos ensinou a viver a vida ao máximo, tornando a deficiência uma lição de humanidade (…) Obrigado por dar força àqueles que a perderam. Neste momento doloroso, estou perto de você, rezo por você e sua família”, disse o Papa na carta.

Antes do acidente na Fórmula Indy, Zanardi foi bicampeão mundial da categoria, além de ter competido na Fórmula 1. No paradesporto, apesar de iniciar no atletismo, firmou-se mesmo como principal nome do ciclismo adaptado, com quatro medalhas de ouro paralímpicas – as duas últimas nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Boletim médico

Segundo o boletim médico mais recente do hospital Santa Maria alle Scotte sobre Zanardi, divulgado na terça-feira (23), o estado do paratleta é grave, mas estável. A condição faz os médicos começaram e pensar em tirar o italiano de 53 anos do coma induzido.

+ Médico de Zanardi diz que não há piora e esperança aumenta

O estado neurológico de Zanardi é outro ponto de procupação dos médicos. “A avaliação do estado neurológico será levada em consideração na próxima semana”, diz o boletim, de acordo com a agência “Ansa”.

Mais em Paralimpíada Todo Dia