Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

CPB se une ao app ‘Be My Eyes’ para a prática de exercícios

Aplicativo promove assistência de vídeo em tempo real para a prática de exercícios de deficientes visuais; ação é uma promoção da plataforma “Movimente-se”

Aplicativo Be My Eyes auxilia deficientes visuais na prática de exercícios (Instagram/bemyeyesapp)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou, nesta segunda-feira (22), uma parceria com Be My Eyes, um aplicativo de origem dinamarquesa que promove assistência de vídeo em tempo real para prática de exercícios de deficientes visuais. A cooperação é uma das ações de promoção da plataforma Movimente-se, cuja quarta aula foi lançada nesta segunda-feira (22), no site do Movimento Paralímpico.

O CPB disponibilizará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, profissionais de educação física que atenderão aos chamados dos usuários do Movimente-se para orientar na execução dos exercícios lecionados em qualquer uma das aulas para pessoas cegas ou com baixa visão.

A assistência provida pelo CPB está disponível a todos os usuários do Be My Eyes nos países de língua portuguesa e da América do Sul. As orientações serão prestadas em português.

“Para nós é motivo de muita alegria celebrar esta parceria inédita com o Be My Eyes, um aplicativo de grande importância na rotina diária das milhares de pessoas cegas não só no Brasil. Agregar esta tecnologia à plataforma Movimente-se reforça nosso compromisso com a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade por meio da prática desportiva. Temos certeza que é o início de uma longeva parceria”, celebrou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralimpico Brasileiro, bicampeão paralímpico de futebol de cinco (para cegos) em Atenas-2004 e Pequim-2008. 

Com quase quatro milhões de usuários pelo mundo inteiro, Be My Eyes é uma dos maiores plataformas de “micro-voluntariado” do planeta. São 3,5 milhões de voluntários cadastrados no aplicativo que oferecem ajuda gratuita a deficientes visuais por meio de chamada de vídeo.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nessa segunda-feira (22) uma parceria com o app “Be My Eyes” para auxiliar cegos a praticar exercícios
(reprodução/CPB)

Movimente-se

Lançado em 1º junho, o programa oferece aulas gratuitas voltadas exclusivamente a deficientes físicos e visuais. O projeto tem como objetivo democratizar a prática de exercício físico para cadeirantes, paralisados cerebrais, amputados e deficientes visuais que nunca praticaram atividade física ou que não possuem orientação profissional.

Todo o conteúdo do Movimente-se é ministrado pelos técnicos do CPB e atletas paralímpicos, que demonstrarão como realizar exatamente os movimentos dos exercícios. Cada aula consiste em aquecimento, exercício principal e volta à calma (relaxamento).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Já foram três aulas até o momento. Nesta quarta aula, os atletas convidados para demonstrar os movimentos foram os três velocistas: o carioca Washington Júnior da classe T47 (amputados), o sul-matogrossense Fabrício Ferreira da classe T12 (deficientes visuais) e o paulista Christian da Costa da classe T37 (paralisados cerebrais). O nadador gaúcho Roberto Alcalde, da classe S6, representa os cadeirantes.


Mais em Paralimpíada Todo Dia