Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Fratus e Daniel, diferentes fisicamente, unidos pela piscina

Uma fera olímpica e uma paralímpica trocam ideias e experiências sobre natação e o esporte de alto rendimento

Bruno Fratus e Daniel Dias - Montagem OTD

Uma só natação. Daniel Dias, campeão paralímpico, e Bruno Fratus, velocista olímpico, trocaram ideias, experiências e perceberam que possuem diferenças físicas claras, mas que as piscinas os unem como atletas de alto rendimento.

O bate-papo entre os nadadores foi organizado em conjunto com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro). O que só reforça o compromisso das entidades com o esporte em seu mais alto nível, superando barreiras, preconceitos e valorizando o ser humano.

Cuca fresca

Não tem jeito, o assunto do momento é a pandemia do novo coronavírus. Bruno Fratus, 30 anos, e Daniel Dias, 32, debateram o cenário atual pela visão de dois nadadores da elite do esporte. E a preocupação com o mental é reciproca.

“Desde os 11 anos, dedicando para aquele objetivo e de repente tem que ficar em casa. A gente não sabe fazer outra coisa a não ser atleta”, disse Fratus.

+ Pan-Pacífico é adiado para 2026 por conta da pandemia

“Acordar e não ter a rotina. Do nada você para após anos e mais anos treinando. O físico a gente recupera, mas o desafio do momento é manter o emocional bem”, completou Daniel Dias. Fratus se empolgou com o assunto. “Sem dúvida, tem que cuidar da saúde mental. Rola até uma crise de identidade. Acordar para quê? Como se motivar para manter alimentação e cuidados. Eu confesso que tirei uma semana para fazer nada assim que pandemia fechou tudo.”

“Ah, eu também dei uma relaxada boa, faz parte. Nas últimas semanas que eu voltei um pouco mais”, completou Daniel.

Quilinhos a mais

Antes regrados, os dois nadadores também soltaram um pouco na alimentação. “Tentei segurar no melhor da minha habilidade”, diz gargalhando Fratus. “Eu gosto muito de cozinhar, foi um hobby que eu decide desenvolver. Mas a hora foi ruim, peguei pra fazer massa, tá saindo coisa boa!”

Bruno Fratus, da natação olímpica
Bruno Fratus, velocista olímpico – Foto Satiro Sodré SSPress CBDA

“Eu tentei, tentei segurar, mas ganhei um pesinho”, disse Daniel Dias. “Há duas semana fui na nutricionista, ganhei peso. Só que no meu caso tem a prótese. Eu não posso ganhar muito peso. Eu sinto que vou ganhando peso por causa da prótese, que não encaixa direito e suporta um certo limite.”

“Nossa, não sabia disso. Interessante, legal saber desse detalhe. Mas sofá e pipoquinha não tem jeito, você ganha peso mesmo”, rebateu Fratus, e ambos caíram na risada. “Mas aos poucos eu vou retomando”, completou Daniel.

Treinos

Com particularidades óbvias, Bruno Fratus e Daniel Dias ralam do mesmo jeito nas piscinas. “Me diz aí, quanto que vocês treinam por dia Daniel?”

Após pensar um pouco, Daniel Dias responde. “Hoje em dia por volta de 2,5 km, mais ou menos por treino.” Rapidamente Bruno Fratus emenda, “nossa, é a mesma coisa que eu! Essa tem sido minha média atualmente, mas já foi muito mais.”

+ #5fatos que você não sabia sobre Susana Schnarndorf

Então Daniel Dias rebate rindo. “Aqui também, aqui também, mas já foi-se o tempo que eu conseguia nadar 10, 15 km.” Fratus concorda:”Mas isso quer dizer que já estamos conscientes do que o nosso corpo pode fazer. Assim também nos preservamos e prolongamos nossas carreiras. Mas e a frequência de braçada?”

Daniel Dias responde. “Minha impulsão principal vem das pernas, mas o equilíbrio vem dos braços. Então minha frequência em 50 m é de 75 braçadas, por aí.”

Daniel dias, da natação paralímpica
Daniel Dias, campeão paralímpico e mundial na natação -Foto: Ale Cabral/CPB

Bruno Fratus toma um susto. “Nossa, incrível, a minha é de 62 a 65. Você faz muito mais, que legal. Como você consegue? Isso é surreal. Nunca tinha visto.”

Apaixonados

Papo vem, papo vai, e ambos chegaram ao assunto de como se relacionam com o esporte, em especial com a natação. “Minha esposa sempre fica espantada. ‘Não sei como você consegue, chega quebrado e volta no outro dia sorrindo’. É simples, é porque eu amo o que faço”, conclui Daniel Dias.

“Isso. Tem que gostar do que faz, ser loucamente apaixonado. Para ter uma ideia, tem vezes que eu fico ansioso pelo treino do dia seguinte”, reage Fratus.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Sei bem como é. Tem que ter dedicação e compromisso com a natação. Não adianta só gostar, tem que cair na piscina todos os dias”, completa Daniel Dias.

“Sim, você tem que aproveitar cada dia, dando o seu melhor, treinar como se fosse o último dia. E não pode deixar de cuidar do sono, da alimentação e fazer boas escolhas”, finalizou Bruno Fratus.

No fim da live, ambos foram perguntados como querem ser lembrados. “O Daniel foi referência como ser humano e pessoa”. “Se o Fratus conseguiu, dá para fazer. Esse será meu legado.”

Mais em Paralimpíada Todo Dia