Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

 

Brasil busca empate contra Inglaterra na Copa do Mundo de futebol de cegas



Seleção brasileira foi a quatro pontos e, na próxima rodada, decide contra a Polônia uma vaga nas semifinais da competição que está sendo realizada na Índia



Rafaela Copa do Mundo de futebol de cegos brasil inglaterra
Rafaela garantiu o empate (Renan Cacioli/CBDV)

O Brasil empatou com a Inglaterra em 1 a 1 nesta terça-feira (7) em duelo válido pela segunda rodada da Copa do Mundo de Futebol de Cegas disputada em Kochi, na Índia. Após sair perdendo no primeiro tempo, a equipe estreante em competições oficiais igualou o jogo com gol de Rafaela.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As duas equipes haviam vencido na estreia, então o jogo valia a liderança do Grupo A. O empate levou os dois times para quatro pontos.

Ainda nesta terça, Polônia e Índia fariam o outro confronto da chave e, independentemente do resultado, o Brasil decide vaga na semifinal contra as polonesas nesta quarta (8), às 8h de Brasília. A Copa do Mundo de Futebol de Cegas tem transmissão ao vivo pelo YouTube da IBSA.

Mesma formação

Diante de um time mais experiente como a Inglaterra, o técnico David Xavier apostou na mesma formação titular utilizada na estreia. Lígia no gol, Eri, Tamiris, Sarah e Eliane na linha.

Sob calor de quase 30º C, as brasileiras mostraram superioridade física e criaram algumas chegadas mais perigosas ao gol adversário, mas acabaram castigadas em um dos poucos ataques das britânicas na etapa inicial. Megan Smithson chutou no alto e abriu o placar no United Sports Centre.

Rafaela nas redes

No segundo tempo, o Brasil se manteve mais ativa no campo ofensivo e foi premiada com o gol de Rafaela, que brigou com a zagueira pela bola e chutou no canto direito. O detalhe foi que a atleta nascida na Paraíba havia entrado em campo já com uma proteção de bandagem na cabeça e uma touca por cima. Isto porque, na estreia, sofreu um choque de cabeça e precisou levar três pontos no supercílio esquerdo.

Determinação

“A palavra é determinação. As minhas companheiras me deram força falando que eu ia conseguir. Graças a Deus, nós trouxemos o empate para o Brasil. É um misto de emoções que estou sentindo no momento”, disse a camisa 6, que nasceu com miopia aguda e acabou perdendo a visão dos olhos após procedimentos cirúrgicos.

Copa do Mundo de Futebol de Cegas

Esta é a segunda vez que a IBSA organiza um mundial feminino da modalidade. Na primeira edição, realizada em 2023, em Birmingham, na Inglaterra, a Argentina se sagrou campeã. O Brasil não participou. Agora em Kochi, as partidas vão até sábado (11). São oito países divididos em dois grupos. As duas melhores equipes de cada chave avançam às semifinais.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia