O Brasil empatou com a Inglaterra em 1 a 1 nesta terça-feira (7) em duelo válido pela segunda rodada da Copa do Mundo de Futebol de Cegas disputada em Kochi, na Índia. Após sair perdendo no primeiro tempo, a equipe estreante em competições oficiais igualou o jogo com gol de Rafaela.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
As duas equipes haviam vencido na estreia, então o jogo valia a liderança do Grupo A. O empate levou os dois times para quatro pontos.
- Brasileiro de vôlei sentado feminino começa nesta terça-feira
- Erros mais comuns ao fazer prancha abdominal (e como corrigir)
- Café da manhã ideal para quem treina cedo
- Como se manter disciplina nos treinos quando a motivação acaba?
- Igor Marcondes vence tailandês e passa pelo quali do Challenger de Kobe
Ainda nesta terça, Polônia e Índia fariam o outro confronto da chave e, independentemente do resultado, o Brasil decide vaga na semifinal contra as polonesas nesta quarta (8), às 8h de Brasília. A Copa do Mundo de Futebol de Cegas tem transmissão ao vivo pelo YouTube da IBSA.
Mesma formação
Diante de um time mais experiente como a Inglaterra, o técnico David Xavier apostou na mesma formação titular utilizada na estreia. Lígia no gol, Eri, Tamiris, Sarah e Eliane na linha.
Sob calor de quase 30º C, as brasileiras mostraram superioridade física e criaram algumas chegadas mais perigosas ao gol adversário, mas acabaram castigadas em um dos poucos ataques das britânicas na etapa inicial. Megan Smithson chutou no alto e abriu o placar no United Sports Centre.
Rafaela nas redes
No segundo tempo, o Brasil se manteve mais ativa no campo ofensivo e foi premiada com o gol de Rafaela, que brigou com a zagueira pela bola e chutou no canto direito. O detalhe foi que a atleta nascida na Paraíba havia entrado em campo já com uma proteção de bandagem na cabeça e uma touca por cima. Isto porque, na estreia, sofreu um choque de cabeça e precisou levar três pontos no supercílio esquerdo.
Determinação
“A palavra é determinação. As minhas companheiras me deram força falando que eu ia conseguir. Graças a Deus, nós trouxemos o empate para o Brasil. É um misto de emoções que estou sentindo no momento”, disse a camisa 6, que nasceu com miopia aguda e acabou perdendo a visão dos olhos após procedimentos cirúrgicos.
Copa do Mundo de Futebol de Cegas
Esta é a segunda vez que a IBSA organiza um mundial feminino da modalidade. Na primeira edição, realizada em 2023, em Birmingham, na Inglaterra, a Argentina se sagrou campeã. O Brasil não participou. Agora em Kochi, as partidas vão até sábado (11). São oito países divididos em dois grupos. As duas melhores equipes de cada chave avançam às semifinais.