A Seleção Brasileira de futebol de cegas começou sua trajetória na história da modalidade da melhor forma possível: com vitória. Na estreia da Copa do Mundo de Futebol de Cegas 2025, neste domingo (5), em Kochi, na Índia, o Brasil superou as anfitriãs por 1 a 0, com gol da ala goiana Eliane, de 39 anos.
Esta é apenas a segunda edição da Copa do Mundo feminina organizada pela IBSA. A primeira aconteceu em 2023, em Birmingham (Inglaterra), com título da Argentina. O Brasil não participou naquela ocasião.
- Brasil conquista sete medalhas e Gabi Barbosa é campeã Sul-Americana na trave
- Gui Santos joga menos de quatro minutos em vitória dos Warriors
- Copa América de beisebol é cancelada às vésperas do início da competição
- Mogi supera o Fortaleza fora de casa e mantém boa fase no NBB
- Laura Raupp é campeã do Dream Tour 2025
Lance histórico de Eliane
O lance decisivo saiu no segundo tempo, após lançamento da goleira Lígia. Eliane se antecipou à goleira adversária e desviou de leve com a ponta da chuteira esquerda. A bola cruzou a linha do gol enquanto a brasileira caía já dentro das redes e foi “resgatada” pelo chamador Ramsés, que a ergueu para uma comemoração emocionante e histórica.
“Eu não lembro de muita coisa da jogada, pra falar a verdade (risos). Lembro do Ramsés gritando: ‘passa da bola, Eliane, passa da bola!’ E eu passei, mesmo, com bola e tudo!”, brincou a camisa 11 após a partida. “É inacreditável. Estou muito, muito feliz, não só por mim, mas por todas que jogaram. A gente é uma equipe jovem, que deu tudo o que tinha.”
Natural de Goiás, Eliane nasceu com retinose pigmentar e perdeu completamente a visão apenas aos 37 anos. Hoje, é uma das referências do grupo que representa o Brasil na estreia da seleção feminina em Copas do Mundo.
Estreia marcada pela emoção e pela história
O técnico David Xavier, responsável por montar a primeira seleção brasileira feminina da modalidade, escalou o time inicial com Lígia (goleira), Eri, Tamiris, Sarah e Eliane. Durante o jogo, entraram também Beatriz e Rafaela. No total, dez jogadoras (duas goleiras e oito atletas de linha) representam o Brasil.
Próximos desafios e onde assistir
Após a estreia vitoriosa, o Brasil folga nesta segunda-feira (6) e volta a campo na madrugada de segunda para terça (7), à meia-noite (horário de Brasília), contra a Inglaterra. O último compromisso da fase de grupos será na quarta-feira (8), diante da Polônia.
A Seleção integra o Grupo A, junto de Índia, Inglaterra e Polônia. Já o Grupo B conta com Argentina, Canadá, Japão e Turquia. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam às semifinais, e haverá ainda disputas de quinto e sétimo lugares.
A transmissão dos confrontos ocorre ao vivo pelo canal da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos) no YouTube.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK