Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

 

Brasil estreia com vitória na Copa do Mundo de Futebol de Cegas



Gol histórico de Eliane garante triunfo sobre as donas da casa na abertura do mundial



Eliane marca gol histórico para o Brasil no futebol de cegas (Foto: Renan Cacioli/ CBDV)
Eliane marca gol histórico para o Brasil no futebol de cegas (Foto: Renan Cacioli/ CBDV)

A Seleção Brasileira de futebol de cegas começou sua trajetória na história da modalidade da melhor forma possível: com vitória. Na estreia da Copa do Mundo de Futebol de Cegas 2025, neste domingo (5), em Kochi, na Índia, o Brasil superou as anfitriãs por 1 a 0, com gol da ala goiana Eliane, de 39 anos.

Esta é apenas a segunda edição da Copa do Mundo feminina organizada pela IBSA. A primeira aconteceu em 2023, em Birmingham (Inglaterra), com título da Argentina. O Brasil não participou naquela ocasião.

Lance histórico de Eliane

O lance decisivo saiu no segundo tempo, após lançamento da goleira Lígia. Eliane se antecipou à goleira adversária e desviou de leve com a ponta da chuteira esquerda. A bola cruzou a linha do gol enquanto a brasileira caía já dentro das redes e foi “resgatada” pelo chamador Ramsés, que a ergueu para uma comemoração emocionante e histórica.

“Eu não lembro de muita coisa da jogada, pra falar a verdade (risos). Lembro do Ramsés gritando: ‘passa da bola, Eliane, passa da bola!’ E eu passei, mesmo, com bola e tudo!”, brincou a camisa 11 após a partida. “É inacreditável. Estou muito, muito feliz, não só por mim, mas por todas que jogaram. A gente é uma equipe jovem, que deu tudo o que tinha.”

Natural de Goiás, Eliane nasceu com retinose pigmentar e perdeu completamente a visão apenas aos 37 anos. Hoje, é uma das referências do grupo que representa o Brasil na estreia da seleção feminina em Copas do Mundo.

Estreia marcada pela emoção e pela história

O técnico David Xavier, responsável por montar a primeira seleção brasileira feminina da modalidade, escalou o time inicial com Lígia (goleira), Eri, Tamiris, Sarah e Eliane. Durante o jogo, entraram também Beatriz e Rafaela. No total, dez jogadoras (duas goleiras e oito atletas de linha) representam o Brasil.

Próximos desafios e onde assistir

Após a estreia vitoriosa, o Brasil folga nesta segunda-feira (6) e volta a campo na madrugada de segunda para terça (7), à meia-noite (horário de Brasília), contra a Inglaterra. O último compromisso da fase de grupos será na quarta-feira (8), diante da Polônia.

A Seleção integra o Grupo A, junto de Índia, Inglaterra e Polônia. Já o Grupo B conta com Argentina, Canadá, Japão e Turquia. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam às semifinais, e haverá ainda disputas de quinto e sétimo lugares.

A transmissão dos confrontos ocorre ao vivo pelo canal da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos) no YouTube.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Formada em jornalismo pela UFMG. Mineira morando no Rio apaixonada por esportes radicais e praticante amadora de natação.

Mais em Paralimpíada Todo Dia