Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Acelgo e Uniace vão decidir o Centro-Norte de futebol de cegos

Final deste sábado coloca frente a frente um time formado majoritariamente por garotos contra um de veteranos. Decisão da medalha de bronze será entre AMC e Ismac

Futebol de cegos Acelgo e Uniace Centro-Norte final
(Renan Cacioli/CBDV)

Um duelo entre a garotada da Acelgo, de Goiás, e os veteranos da Uniace, do Distrito Federal, marcará a decisão do Regional Centro-Norte de Futebol de Cegos 2024, neste sábado (18), às 10h15, no Ginásio Vera Cruz, dentro do Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília (DF).

Os goianos, que vão à final da competição pela primeira vez na história, derrotaram na semifinal desta sexta a AMC, do Mato Grosso, por 1 a 0, gol de Marcos Rogério. Os brasilienses, campeões em 2022, passaram pelo Ismac, do Mato Grosso do Sul, pelo mesmo placar: 1 a 0, gol do chileno Victor Silva.

Garotada

A Acelgo chega à disputa do troféu de forma surpreendente. Com metade do grupo abaixo dos 23 anos de idade, classificou-se à semifinal apenas na terceira e última rodada da fase classificatória, graças aos critérios de desempate – marcou mais gols do que a Adef-DF e a ADVP-PA. Na fase de grupos, perdeu para a própria Uniace (2 a 0) e para a Adef (1 a 0), mas ganhou da ADVP por 2 a 0, resultado que lhe colocou entre os quatro melhores times do campeonato.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Veteranos

Já a Uniace, que conta com um grupo acostumado a jogar junto há muitos anos, está invicta na edição deste ano do Regional Centro-Norte de Futebol de Cegos. Além da vitória por 2 a 0 sobre os adversários da decisão na primeira fase, bateu também a ADVP (2 a 1) e a Adef (1 a 0). Contratado para ajudar o conjunto liderado pelos irmãos Leandro e Leonardo Moreno, o chileno Victor Silva é o vice-artilheiro da competição, com cinco gols – tem um a menos do que Maxwell, da AMC.

+ Petrúcio Ferreira é tetra no mundial de atletismo paralímpico

Brasileiro 2024

Tanto a Acelgo (Série B) quanto a Uniace (Série A) já estão garantidas no Campeonato Brasileiro 2024. A vaga concedida neste Regional ficou com o Ismac, melhor colocado que já não esteja previamente classificado a alguma das divisões nacionais. Além do acesso, os sul-mato-grossenses tentarão ainda o bronze diante da AMC. O jogo começa pouco antes da final, às 9h.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia