Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovane Guissone é campeão no Pan-Americano de Paraesgrima

Jovane Guissone fez campanha invicta para faturar medalha de ouro no florete B. Brasil ainda subiu ao pódio mais quatro vezes

Mas Jovane Guissone sentado aponta arma para adversário Mundial de paraesgrima
Jovane Guissone (Foto: Ale Cabral/CPB)

Jovane Guissone conquistou a medalha de ouro do Campeonato Pan-Americano de Paraesgrima. Nesta sexta-feira (17), segundo dia de competição no CT Paralímpico em São Paulo, o brasileiro fez uma campanha invicta no florete B. O Brasil ainda faturou mais quatro pódios na espada feminina e florete A. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mesmo o florete sendo sua segunda arma, Jovane Guissone fez uma campanha dominante no Pan-Americano. O medalhista paralímpico venceu todos os jogos na poules e entrou na fase eliminatória como principal cabeça de chave. 

Estreando no quadro 8, equivalente às quartas de final, Jovane derrotou o colombiano Hector Molano por 15 a 7. Em seguida, despachou o argentino Hugo Alderete por 15 a 2 nas semifinais. Por fim, repetiu o placar das semis contra o norte-americano Scott Rodgers na decisão para ficar com o título. 

No florete B do Pan-Americano, o Brasil subiu ao pódio com Lenilson Oliveira faturando a medalha de bronze. Ele acabou superado pelo norte-americano Byron Branch na semifinal, que se sagrou campeão no jogo seguinte.  O argentino Carlos Freitas levou a prata, enquanto William Schoonover ficou com o outro bronze.

Espada feminina

Além das medalhas no masculino, o Brasil também subiu ao pódio com as mulheres no Pan-Americano de Paraesgrima nesta sexta-feira. Na espada B, Mônica Santos levou o bronze ao parar na semifinal diante da colombiana Francia Rojas por 15 a 11. Na categoria A da arma, Carminha Oliveira e Rayssa Veras também terminaram na terceira posição. Nas semis, Rayssa perdeu da norte-americana Jataya Taylor (15 a 9), enquanto Carminha foi superada pela Amber Briar (15 a 12).

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia