Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Medalhista paralímpica Joana Neves morre em São Paulo

Joana Neves, multimedalhista da natação paralímpica, faleceu na madrugada desta segunda-feira em São Paulo

Joana Neves no pódio da natação paralímpica em Tóquio-2020
Joana Neves (Foto: Ale Cabral/CPB)

A semana começou com uma notícia triste para o esporte brasileiro. Na manhã desta segunda-feira (18), a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef) comunicou o falecimento da nadadora Joana Neves. Natural do Rio Grande do Norte, Joana tinha 37 anos e acumulou diversas conquistas para o Brasil na natação paralímpica.

Joana Neves estava em São Paulo para realizar exames. A atleta sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) há cerca de um ano e, desde então, vinha passando por episódios de crises convulsivas. Por isso, foi à capital paulista em busca de um diagnóstico.

No último domingo (17), Joana passou mal no Centro de Treinamento Paralímpico e foi levada para o hospital. Contudo, não resistiu a uma parada cardiorrespiratória na madrugada desta segunda-feira e veio a falecer.

Carreira de sucesso

Joana Neves, também conhecida como Joaninha ou Peixinha, nasceu em Natal com acondroplasia. A condição afetou o crescimento dos ossos e lhe deixou com baixa estatura. Ela iniciou na natação aos 10 anos por recomendação médica. Aos 13, passou a competir e, logo depois, participou de sua primeira competição internacional com 14 anos..

Joaninha é dona de cinco medalhas em Jogos Paralímpicos. Ao longo das edições de Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020, a nadadora conquistou duas pratas e três bronzes. Além disso, a potiguar também possui um título mundial e parapan-americana na última década. 

Em 2022, participou de sua última competição internacional, o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica em Portugal. Na ocasião, fechou sua campanha com a medalha de ouro no revezamento 4x50m livre misto, assim como o vice-campeonato nos 50m livre da classe S5. Ela ainda subiu ao pódio com o bronze nos 50m borboleta e nos 100m livre.

CPB se manifesta

Ainda nesta segunda-feira (18), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)também comunicou o falecimento de Joana Neves e divulgou uma nota de pesar. Além disso, o presidente do CPB, Mizael Conrado, também se manifestou sobre a partida da atleta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Estamos consternados com a partida da Joana Neves, nossa Joaninha. Tanto carisma fora das piscinas, tanta garra quando caía na água para representar nosso país, seu estado, o Rio Grande do Norte, seus amigos e sua família. Quanta gente se orgulhava com as conquistas da Joaninha. E quanta alegria ela nos deu. Ela era uma tremenda atleta. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte o coração dos familiares e amigos”, disse Mizael Conrado.

Nota de pesar do CPB

“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento da renomada atleta paralímpica Joana Neves, ocorrido durante a madrugada de hoje. Joana era uma inspiração para todos nós, não apenas pelo seu talento esportivo, mas também pela sua determinação, coragem e espírito resiliente.

Joana deixou um legado marcante no mundo do esporte paralímpico, conquistando inúmeras medalhas e admiradores ao redor do mundo. Sua dedicação e paixão pelo esporte serviram de exemplo para muitos, e seu impacto será lembrado e celebrado por gerações.

Neste momento de luto e dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de equipe de Joana Neves. Que encontrem conforto e forças para superar essa perda irreparável.

Informaremos em breve o local e horário em que o corpo de Joana será velado, para que todos os que desejarem prestar suas últimas homenagens possam fazê-lo.

Que a memória de Joana Neves permaneça viva em nossos corações, inspirando-nos a perseguir nossos sonhos com a mesma determinação e paixão que ela demonstrou ao longo de sua vida.

Descanse em paz, querida Joana. Seu espírito valente e sua luz continuarão a brilhar em nossas lembranças para sempre.”

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia