Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil conquista título inédito da Nations Cup de goalball

Brasil vence Japão por 10 a 7 na decisão e leva título inédito no goalball masculino; Leomon, Parazinho e Paulinho marcam para a seleção

Divulgação/CBDV
Foto: Divulgação/CBDV

A seleção brasileira de goalball levantou mais um troféu na temporada. O Brasil venceu o Japão por 10 a 7 na final do Nations Cup, na Alemanha. O título inédito vem como resultado da preparação buscando o bicampeonato paralímpico em Paris-2024.

Antes da decisão, a seleção passou pela Coreia do Sul na semifinal, que teve placar de 8 a 3. Mais tarde, já na final do campeonato, os brasileiros tiveram um placar menos elástico, de 10 a 7. Os gols foram marcados por Leomon, Parazinho e Paulinho.

“Uma conquista muito importante para a seleção. E o principal: conseguimos colher os frutos dos objetivos traçados, atingimos todos eles. O Brasil fez grandes jogos contra grandes equipes, um campeonato muito bem nivelado por cima. Então, para a nossa preparação, foi fundamental ter vindo. Vimos o que precisamos evoluir, onde os outros estão melhorando também, para que nas próximas fases de treinamento a seleção possa se fortalecer na busca do bicampeonato paralímpico”, analisou o técnico Jônatas Castro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil usou o torneio para rodar o sexteto e se preparar para os Jogos Paralímpicos, o qual é o atual medalhista de ouro. André Dantas e Luciano, entretanto, não jogaram a final por conta de uma virose. Emerson começou o jogo como pivô e Leomon e Paulinho como alas. Ao fim do primeiro tempo, Parazinho entrou em quadra e permaneceu o restante da partida.

A conquista foi inédita na tão vitoriosa trajetória da seleção brasileira de goalball. Em 2022, na sua última participação no evento, o Brasil conquistou o bronze no feminino e ficou de fora do pódio com os homens.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Paralimpíada Todo Dia