Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil ganha duas de três no 1º dia da Copa das Nações de goalball

Seleção masculina, em preparação para tentar o bicampeonato dos Jogos Pararalímpicos, passou pelo Irã e pela Alemanha, mas tropeçou em Montenegro

Emerson Goalball Copa das Nações de goalball masculino seleção brasileira de goalball masculino
(Renan Cacioli/ CBDV)

O Brasil fechou com duas vitórias e uma derrota o primeiro dia da Copa das Nações de goalball, nesta sexta-feira (15), em Berlim, Alemanha. O time masculino bateu o Irã por 16 a 9 e a Alemanha por 16 a 6. A derrota foi apertada, 7 a 6 diante de Montenegro.

Diante dos iranianos, o Brasil começou com Parazinho na posição de pivô e Paulinho e Leomon Moreno nas alas. Já na segunda partida, Parazinho foi mantido no centro e Emerson e André Dantas completaram o trio inicial. No último desafio do dia, Emerson foi para o pivô e André Dantas e Leomon Moreno ocuparam as extremidades. O sexteto dos atuais tricampeões mundiais e campeões paralímpicos ainda conta com o ala Luciano, que entrou no decorrer das partidas.

Na sequência da Copa das Nações de goalball, neste sábado (16), mais três desafios: Polônia, às 6h, Suécia, às 10h30, e Japão, às 15h30 (horários de Brasília). A competição serve de preparação aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, onde a seleção masculina busca o bicampeonato.

+ Sátila, Kauã e Pepê levam o ouro no Pan-Americano de canoagem slalom

Formado da Copa das Nações

A competição reúne 14 equipes na chave masculina, divididas em dois grupos. Avançam às semifinais, que acontecerão no domingo pouco antes das disputas por medalhas, os dois primeiros colocados de cada grupo. Em sua última participação no evento, em 2022, o Brasil ficou de fora do pódio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“A primeira impressão é de um torneio muito bom, equipes com bom desempenho. As que estão classificadas à Paralimpíada e, felizmente, as que também não estão. A Polônia, por exemplo, com um time jovem, outros países fazendo sua renovação, como a Alemanha. O time de Montenegro é muito bom. Então, todos os jogos serão bons testes. A ideia aqui é jogar todo mundo e testar diversas formações diferentes”, explica o técnico brasileiro, Jônatas Castro.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia