Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil encerra ano com 123 medalhas em Mundiais paralímpicos

Brasil faturou medalhas em Mundiais de 11 modalidades paralímpicas em 2023, e obteve 35 ouros, 31 pratas e 57 bronzes

Atletas do Brasil na cerimônia de abertura do Mundial de atletismo paralímpico; país obteve 123 medalhas em Mundiais do ano
(Foto:

O Brasil teve mais um ano de realizações no esporte paralímpico. Além do desempenho histórico nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, o país obteve 123 medalhas em Campeonatos Mundiais, sendo 35 ouros, 31 pratas e 57 bronzes em 2023, desempenho que superou o do ano anterior e que gera boas expectativas para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024.

O carro-chefe do Brasil neste ano foi o atletismo, que obteve 47 medalhas (14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes) e ficou na segunda colocação do quadro de medalhas. Em seguida, aparece a natação, que conquistou 46 medalhas (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes). As demais modalidades que tiveram atletas no pódio foram futebol de cegos (1), canoagem (6), ciclismo (5), esqui cross-country (3), halterofilismo (4), tiro com arco (3), tiro esportivo (1), taekwondo (5) e, triatlo (2).

Destaque para o esqui cross-country e o tiro esportivo, que faturaram medalhas inéditas. No esqui, Aline Rocha conquistou as três primeiras medalhas inéditas do país em esportes de inverno. Enquanto Alexandre Galgani, Bruno Kiefer e Jéssica Michalak obtiveram um bronze no tiro esportivo. Além disso, no halterofilismo, Mariana D’Andrea levou o primeiro título mundial do país na modalidade.

Motivo de orgulho

Em carta divulgada nesta terça-feira (19), o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, se mostrou satisfeito com os resultados nos Mundiais e Parapan. “Tais números, por si só, já nos deixam orgulhosos. Nas pistas, piscinas, quadras, arenas ou campos, os atletas paralímpicos brasileiros demonstram com suas performances a importância da difusão do esporte como ferramenta de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade”, disse ele.

“Deixamos 2023 muito orgulhosos e muito emocionados com nossos grandes atletas. Ao mesmo tempo, a certeza de que o caminho que trilhamos rumo a Paris 2024 está sendo o melhor possível”, completou Mizael. Diante dos resultados, fica a expectativa do Brasil se manter no top-10 do quadro de medalhas em Paris-2024 e superar o desempenho de Tóquio-2020. Naquela ocasião, foram 22 ouros e 72 medalhas.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia