Siga o OTD

Paris 2024

Renan Gallina almeja final olímpica em Paris 2024

Depois de boa temporada, Renan Gallina tem como meta disputar a final dos 200m na Olimpíada de Paris-2024

Renan Gallina olha para a câmera e aponta para o céu após vitória nos 200m dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Um dos atletas mais promissores do esporte brasileiro, Renan Gallina teve um grande ano de 2023, que envolveu a conquista de duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 e a semifinal do Mundial de Budapeste. Depois de tantos resultados relevantes, o catarinense de 19 anos sonha alto e tem como meta disputar uma final olímpica nos 200m rasos no próximo ano, em Paris-2024.

“Sonho com uma final olímpica. Se Deus quiser, estaremos lá super completo. Vou lutar com todas as armas, já estou treinando e me preparando para isso. Estou com a visão dessa final”, disse Renan. “Claro que temos muitos nomes importantes nessas competições e todos vão com sangue nos olhos. Então, para mim, tem que haver 100% de dedicação do tempo. Todos os adversários podem te gerar problemas e ser uma pedrinha no sapato. Temos tudo isso em mente e vamos para competir de igual para igual lá”.

Trajetória vitoriosa

Renan Gallina tem os 200m rasos como sua principal prova. Foi nessa distância que ele foi semifinalista na última edição do Mundial, em que terminou na 15ª colocação geral. No Pan de Santiago-2023, o velocista sagrou-se vencedor da prova, tornando-se o apenas o terceiro atleta brasileiro a conquistar o ouro nesta prova na história da competição continental. Além disso, ele ainda foi campeão brasileiro sub-20 e campeão pan-americano sub-20 nesta temporada.

Renan Gallina com bandeira do Brasil tem como meta final em PARIS-2024
Renan teve um 2023 de muitas vitórias (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Todos os resultados tornam possíveis a meta de Gallina de obter uma final olímpica em Paris-2024. No entanto, antes de disputar os Jogos Olímpicos, ele precisará se classificar. Para isso, precisará fazer o índice olímpico, que é de 20s16 (sua melhor marca pessoal é de 20s12, feita em setembro do ano passado) ou ficar entre os 48 melhores atletas do ranking mundial (hoje estaria entre os selecionados, em 19° lugar).

Revezamento

Além dos 200m, Renan Gallina também corre muito bem os 100m e, por isso, torna-se peça fundamental no revezamento 4x100m brasileiro. Gallina estabeleceu 10s01 nos 100m em maio deste ano, na época a segunda melhor marca da história do Brasil na prova. No Pan de Santiago, ele foi o responsável por fechar a prova do revezamento e fez uma grande corrida para garantir mais uma medalha de ouro. Para Paris-2024, ele acredita que a equipe também pode sonhar alto.

“O grupo está muito bem unido, tanto que vamos ter um camping de treinamento no ano que vem, vamos ficar um bom tempo fora para tentar ajustar certinho, para chegar na Olimpíada e tentar uma medalha. É claro que a gente tem muito pouco tempo para acertar isso, mas vamos tentar com todas as forças para ter um bom desempenho em Paris”, falou Renan, que em Santiago competiu ao lado de Erik Cardoso, Felipe Bardi e Rodrigo Nascimento.

Carinho da torcida

Maria Eduarda Alexandre, Miguel Hidalgo e Renan Gallina na eleição de Atleta Revelação do Prêmio Brasil Olímpico
Gallina foi indicado a Atleta Revelação de 2023 (Foto: Luiza Moraes/COB)

Diante de uma temporada brilhante, Renan Gallina foi indicado ao prêmio de Atleta Revelação no Prêmio Brasil Olímpico. A cerimônia do Comitê Olímpico do Brasil (COB) aconteceu na última semana, no Rio de Janeiro. Apesar de não ter levado o troféu – a vencedora foi Maria Eduarda Alexandre, da ginástica rítmica -, o atleta é um dos “queridinhos” do torcedor brasileiro e agradeceu todo o apoio durante a cerimônia.

“Para mim é muito importante ter o público ao meu lado. As mensagens de carinho dão uma animada para a temporada seguinte, não só na carreira, mas também na minha vida. As coisas ficam mais leve e eu fico com menos pressão. Temos um ano olímpico e isso é muito importante, porque, sem essa pressão, tudo flui mais tranquilamente. Não sei se mereço todo esse carinho, mas só tenho a agradecer”, completou Renan Gallina.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024