Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

ME anuncia extensão do bolsa atleta para guias e calheiros

Ministro do Esporte, André Fufuca anuncia reajustes nos valores do Bolsa Atleta para modalidades paralímpicas

André Fufuca, ministro do Esporte, segura medalha de ouro dos Jogos Parapan-Americanos ao lado de Leomon MOreno, atleta de goalball, e do ex-atleta Yohansson Nascimento; ele anunciou reajustes no Bolsa Atleta para paralímpicos
(Foto: Divulgação/Ministério do Esporte/Arquivo)

Nesta quinta-feira (14), o ministro do Esporte André Fufuca participou do Prêmio Paralímpicos, a premiação anual do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Ele entregou o prêmio de Melhor Atleta da Parapan ao nadador Douglas Matera. O representante do Governo Federal ainda fez um anúncio especial da inclusão de atletas-guia e calheiros da bocha nos editais do bolsa atleta.

“Cada atleta é um herói da natureza. E eles têm um desafio diário, principalmente por falta de investimento, por falta de ajuda. Essa semana mesmo, nós instituiremos um reajuste a partir de janeiro, nos auxílios do Bolsa Pódio para atletas do paratletismo, do paraciclismo e da bocha”, afirmou André Fufuca no palco da prestigiada premiação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“O Brasil é uma potência no paradesporto, mas são os atletas que levam o nosso nome aos quatro cantos do Mundo. Por isso, iremos trabalhar para atualizar o Bolsa Atleta e o Bolsa Pódio para os paradesportistas, que tem que ser feito. Porque, acima de tudo, o valor está defasado e precisa de uma atualização necessária para que vocês possam se desenvolver cada vez mais”, completou o ministro.

André Fufuca também aproveitou a oportunidade para celebrar os bons resultados do esporte brasileiro em 2023. “O Brasil fez história nos Jogos Pan-Americanos, fez história no Parapan, fez história no Mundial de Atletismo e no Mundial de Natação. E com certeza vai fazer história também na Paralimpíada de Paris”, finalizou.

Auxílio será estendido para guias, pilotos e calheiros

Além disso, o Bolsa Atleta também beneficiará os assistentes que interferem diretamente nos resultados de competições paralímpicas. De acordo com a portaria nº 87 no Diário Oficial publicada na última quarta-feira (13), guias, pilotos e calheiros terão direito ao auxílio. Então, atletas-guias, assistentes e similares aptos ao benefício Atleta Pódio devem estar vinculados às modalidades triatlo (classe PTVI – para esportistas com deficiência visual), ciclismo (piloto), bocha (calheiro) e atletismo (guia).

A portaria determina ainda que as atletas-guias gestantes ou puérperas tenham os mesmos benefícios garantidos a todos. Elas devem, mediante laudo médico, notificar o Ministério do Esporte sobre a data do início da gestação e previsão do parto, para assegurar a renovação e o acréscimo do benefício de até seis meses após o nascimento da criança, não excedendo a 15 parcelas mensais consecutivas.

“A medida reforça nosso compromisso com o paradesporto. Em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro [CPB], vamos trabalhar para fazer do Brasil uma potência paralímpica mundial. A conquista dessa bolsa é muito importante para o movimento paralímpico, pois agora podem ser atletas-pódio”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia