Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Gabrielzinho e Bruna Alexandre são eleitos melhores atletas do ano

Nadador Gabriel Araújo e mesa-tenista Bruna Alexandre são eleitos melhores atletas paralímpicos de 2023

Na imagem, Bruna Alexandre e Gabriel Araújo, vencedores do Prêmio Paralímpicos 2023.
Bruna Alexandre e Gabriel Araújo, vencedores do Prêmio Paralímpicos 2023. Foto: CPB

O nadador Gabriel Araújo e a mesa-tenista Bruna Alexandre receberam o troféu de Melhor Atleta do Ano no Prêmio Paralímpicos 2023, em cerimônia realizada no Tokio Marine Hall, na zona sul de São Paulo (SP), na noite desta quinta-feira (14). Gabrielzinho foi multicampeão no Mundial e no Parapan de Santiago, enquanto Bruna tornou-se a primeira atleta paralímpica a disputar os Jogos Pan-Americanos.

Bruna Alexandre ganhou o prêmio de melhor atleta paralímpica do ano depois de disputar os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez. Em Santiago-2023, ela integrou a equipe feminina brasileira, junto com as irmãs Bruna e Giulia Takahashi, e competiu contra atletas convencionais – Bruna Alexandre é amputada de um dos braços. A atleta ajudou o Brasil a faturar a medalha de bronze na competição.

Já entre os homens, o ganhador do troféu foi Gabriel Araújo, o Gabrielzinho. Neste ano, o mineiro conquistou três medalhas de ouro no Mundial de Manchester e cinco ouros no Parapan de Santiago-2023. Assim como Bruna, ele leva o prêmio de Melhor Atleta do ano para casa pela primeira vez, depois de ter sido o Atleta Revelação de 2021.

Entre outras importantes premiações da noite de gala do esporte paralímpico brasileiro, destaque para o “Melhor Atleta do Parapan”. A homenagem foi dada ao nadador Douglas Matera, que faturou oito medalhas de ouro na competição multiesportiva, em um aproveitamento de 100% em relação às provas disputadas. Ele já havia recebido premiação semelhante no Panam Awards, no último final de semana.

Mariana e Samuel se destacam

Além desses troféus, houve outras oito premiações no Prêmio Paralímpicos. Entre eles, o “Atleta da Galera”, única homenagem escolhida pelo voto popular. A escolhida pelo público foi Mariana D’Andrea, que conquistou o primeiro título mundial do halterofilismo brasileiro, com direito a novo recorde mundial na categoria até 79kg, e ainda faturou o ouro no Parapan neste ano.

Outra importante premiação foi a de Atleta Revelação, entregue para o corredor Samuel Oliveira. Nascido em 1999, o paulista teve seu primeiro ano de destaque no esporte paralímpico em 2023, conquistando o ouro nos 400m T20 (atletas com deficiência intelectual) do Mundial e nos Jogos Parapan-Americanos. Além das conquistas, estabeleceu novo recorde mundial da prova.

Outras premiações

Valdecir Lopes, técnico-chefe da seleção brasileira de halterofilismo, levou o prêmio de melhor técnico individual do ano. Ele liderou a equipe que fez a melhor campanha do Brasil na história do Mundial da modalidade, com três medalhas. Enquanto isso, Paulo Cabral, treinador da seleção brasileira de futebol PC, ganhou o prêmio de melhor técnico coletivo – sua equipe foi ouro no Parapan de Santiago.

O multicampeão Daniel Dias ganhou o Prêmio Aldo Miccolis, destinado a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do esporte paralímpico. Foi o seu 13º troféu de Prêmio Paralímpicos. Já Marcos da Costa levou o troféu de Personalidade Paralímpica, por ter contribuído significativamente com o Movimento Paralímpico na temporada. A Associação Desportiva para Deficientes (ADD) ganhou a Memória Paralímpica, enquanto o Praia Clube levou o Prêmio Caixa, por ter se destacado no ano.

Além disso, o Prêmio Paralímpicos também elegeu os melhores atletas do ano em cada modalidade específica. No entanto, tais premiações foram entregues um dia antes. Você pode conferir a relação de vencedores clicando aqui.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia