Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Sesi-SP avança para duas semifinais no Brasileiro de goalball

O canal no YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) transmitirá as semifinais do torneio a partir das 9h30

Equipe do Sesi-SP em ação no Brasileiro de goalball (Taba Benedicto/CBDV)
(Taba Benedicto/CBDV)

O Campeonato Brasileiro de goalball se aproxima de sua reta final. Após as partidas desta quarta-feira (27), foram definidas os semifinalistas dos torneios masculino e feminino da competição: Sesi-SP, AMC-MT, Santos-SP e Athlon-SP entre as mulheres e IRM-PR, Capital/Cetefe-DF, Athlon-SP e Sesi-SP entre os homens. Os duelos ocorrerão nesta quinta-feira (28), a partir das 9h30, com transmissão ao vivo do Comitê Paralímpico Brasileiro, através de seu canal no YouTube.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Pelo torneio masculino, aconteceram as primeiras partidas do mata-mata. O Capital/Cetefe-DF, que teve a segunda melhor campanha da primeira fase, teve uma parada dura contra a Acesa-SC nas quartas de final e só conseguiu a vitória na prorrogação, com placar de 8 a 7. Mizael marcou três gols no tempo normal e mais um no extra time. Na semifinal, a equipe enfrentará o Athlon-SP, que superou a Apace-PB por 12 a 8, com oito gols de Romário.

Em um confronto de gigantes nas quartas de final, o Sesi-SP despachou o Santos por 11 a 8, com oito gols de Parazinho, e também se garantiu na semifinal. Juntas, as duas equipes têm cinco jogadores que são da seleção brasileira e estarão nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Além disso, somente os dois times conquistaram o título brasileiro desde 2016. Na semifinal, o Sesi, que busca o bicampeonato, vai encarar o o IRM-PR, que superou a Uniace-DF por 10 a 7, com sete gols de Wallace Lino.

Definição no feminino

Por outro lado, o torneio feminino teve sua última rodada da fase de grupos sendo disputada nesta quarta-feira. A competição reuniu dez equipes, divididas em dois grupos de cinco, sendo que as duas melhores de cada chave avançaram. O Athlon-SP conseguiu sua classificação na última rodada, após superar o Capital/Cetefe-DF por 9 a 4. A equipe paulista precisava vencer exatamente por cinco gols de diferença para conseguir a classificação e assim o fez, com uma grande atuação de Kátia Silva, ala da seleção brasileira, que marcou seis gols. O Santos já havia garantido a liderança do grupo B com uma rodada de antecedência.

Pelo grupo A, em um duelo de dois times que estavam invictos, o Sesi-SP venceu a AMC-MT por 4 a 0 e garantiu a liderança da chave. Jessica marcou dois gols, enquanto Dani Longhini e Ana Gabriely anotaram um cada. As três goleadoras para o Sesi estarão nos Parapan de Santiago, assim como Moniza Lima, que também integra o elenco rubro-negro. Apesar do revés, o time mato-grossense assegurou vaga na semifinal com o segundo lugar da chave.

O Sesi enfrentará o Athlon na semifinal, em duelo programado para ocorrer nesta quinta-feira (28), às 9h30, enquanto o AMC duelará contra o Santos às 10h20. Assim como no masculino, ambas as partidas terão transmissão do canal do CPB no YouTube. As finais do Brasileiro de goalball, marcadas para sexta-feira, terão transmissão do SporTV. Além dos classificados, também foram conhecidos as três equipes rebaixadas para a Série B de 2024 entre as mulheres: Adevlasc-SC, Apae-MG e ICB-BA.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia