Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiro de goalball reúne campeões mundiais no CT Paralímpico

O Campeonato Brasileiro de Goalball começa no próximo domingo, dia 24, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e vai até dia 29

Na imagem, momento da partida final do Brasileiro de Goalball feminino de 2022.
Momento da partida final do Brasileiro de Goalball feminino de 2022. Foto: Marcello Zambrana/ Exemplus/ CPB

O Campeonato Brasileiro de goalball inicia no próximo domingo, 24, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O Olímpiada Todo Dia fará a cobertura no local das disputas. As finais, tanto do feminino quanto do masculino, terão transmissão, ao vivo, pelo SporTV, no próximo dia 29 de setembro (sexta-feira). Além disso, o canal do YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no dia 28 de setembro, exibe as semifinais.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) divulgou nesta segunda-feira (18) o Guia Oficial do torneio que reunirá 12 equipes no masculino e dez no feminino.

Sobretudo, nenhum torneio interclubes da modalidade reúne tantos atletas de nível internacional quanto a Série A do Brasileiro de goalbal. Atual tricampeão mundial com os rapazes, o Brasil terá os seis atletas medalhistas de ouro em 2022 jogando a competição: Leomon Moreno (Santos/SP), Paulo Saturnino (Santos/SP), Emerson (Santos/SP), André Dantas (SESI/SP), Parazinho (Sesi/SP) e Romário (Instituto Athlon/SP).

Desde que a CBDV passou a gerir a modalidade, em 2011, o SESI, de São Paulo, construiu uma hegemonia na categoria feminina. A equipe de goalball da capital conquistou cinco títulos em 11 edições disputadas. Por outro lado, entre os homens, a equipe paulista divide com Apace, da Paraíba, e Santos, de São Paulo, o posto de maiores ganhadores. Cada um levantou a taça em três ocasiões.

Sistema de disputa

A edição 2023 conta com 10 equipes no feminino dividias em dois grupos:

Grupo AGrupo B
SESI-SPCAPITAL/CETEFE-DF
AMC-MTINSTITUTO ATHLON-SP
APAE LEOPOLDINA-MGICB-BA
IERC-RNSANTOS-SP
ADEVLASC-SCINSEP-SP 

As equipes jogam entre si nas chaves. Avançam as duas melhores de cada grupo, que se cruzam nas semifinais. As três últimas colocadas no geral caem para a Série B de 2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ademais, no torneio masculino, são 12 equipes separadas em três grupos:

Grupo AGrupo BGrupo C
SESI-SPCAPITAL/CETEFE-DFSANTOS-SP
INSTITUTO ATHLON-SPICEMAT-MTIRM-PR
APACE-PBURECE-RJCIDEP-MG
AMACAP-PRACESA-SCUNIACE-DF

Os times jogam entre si nas chaves. Portanto, avançam os oito melhores no geral, independentemente do grupo. Assim, nas quartas de final, os duelos reunirão: 1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6º; 4º x 5º. Por fim, os dois últimos colocados no geral caem para a Série B de 2024.

*Com informações do Centro Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia