Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Valkirias conquista título inédito no Brasileiro de basquete em CR

As Valkírias, da Associação Paraolímpica Patense, venceram o Irefes-ES e levaram seu primeiro título nacional no basquete em CR

Valkirias, da APP, comemoram título do Campeonato Brasileiro de basquete em cadeira de rodas
(Foto: Fernanda Oliveira/CBBC)

A Associação Paraolímpica Patense (APP-MG) conquistou o Campeonato Brasileiro de basquete em cadeira de rodas. As Valkirias, como são conhecidas as jogadoras da equipe, venceram o Irefes-ES na final, por 59 a 50, neste domingo (14), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

Foi o primeiro título das Valkirias na competição nacional. A equipe teve uma campanha perfeita, com sete vitórias em sete jogos. Na final, o time mineiro esteve a frente durante todo o tempo, vencendo as parciais em 16 a 8, 30 a 23, 43 a 36 e, por fim, fechando a vitória em 59 a 50. O Irefes havia sido campeão na última temporada.
+ Paralimpíada Todo Dia

A cestinha da partida foi a canadense Arinn Young, também conhecida como Juice, com 33 pontos. Além disso, ela pegou dez rebotes e fez um duplo-duplo. Em seguida, apareceu a capitã Geisa Vieira, com 12 pontos, além de sete rebotes e cinco assistências. Pelo lado do Irefes, Silvelane Oliveira marcou 23 pontos.

“É uma emoção muito grande. A gente veio fazendo bons jogos. Chegar aqui na final e levar a medalha de ouro é muito importante para nosso projeto. Mostra que estamos evoluindo, crescendo, estou muito feliz”, comemorou”, comemorou Geisa Vieira, da APP.

O Campeonato Brasileiro de basquete em cadeira de rodas feminino contou com a participação de seis equipes. O bronze ficou com o All Star Pará, que venceu a Adesul por 63 a 42. Por fim, também competiram o All Star Rodas Belém – Banco da Amazônia e o São Gonçalo – ADD SG – Navebrás do Rio de Janeiro.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia