Siga o OTD

Basquete

Brasil vence o Sudão do Sul em primeiro jogo de série de amistosos

Brasil sai atrás, mas faz quarto período arrasador e vence o Sudão do Sul em amistoso preparatório para a Copa do Mundo

Tim Soares em duelo do Brasil contra o Sudão do Sul na Copa do Mundo de basquete
Tim Soares foi o maior pontuador do Brasil na partida (Foto: Divulgação/CBB)

O Brasil estreou com vitória na Boomers vs The World, torneio amistoso em preparação para a Copa do Mundo de basquete masculino. A equipe comandada pelo técnico Gustavo de Conti venceu o Sudão do Sul por 85 a 75, na manhã desta segunda-feira (14), na Rod Laver Arena, em Melbourne, na Austrália. A seleção verde-amarela chegou a estar dez pontos atrás do placar, mas conseguiu a virada após um quarto período arrasador.

Com a vitória, o Brasil saiu em vantagem na Boomers vs The World, que ainda conta com Austrália e Venezuela. A seleção enfrentará os donos da casa na quarta-feira (16), às 04h30 (horário de Brasília), com transmissão da ESPN. Depois, encara os rivais sul-americanos na quinta, pelo mesmo horário. O torneio serve de preparação para a Copa do Mundo de basquete, que começará no dia 25 de agosto, no Japão, Filipinas e Indonésia.

Dos 14 atletas que integram a delegação brasileira em solo australiano, apenas dez atuaram neste primeiro duelo. Isto porque Gui Santos, Raulzinho, Felício e Didi Louzada foram poupados do duelo contra os sudaneses. Assim, Tim Soares, Léo Meindl, Marcelinnho Huertas, Georginho e Bruno Caboclo iniciaram a partida como titulares. Yago, Benite, Felipe dos Anjos, Gabriel Jaú e Lucas Dias entraram em quadra ao longo da partida.

Marcelinho Huertas em duelo do Brasil contra o Sudão do Sul
Marcelinho Huertas foi o garçom da partida, com nove assistências (Foto: Divulgação/CBB)

“Boa vitória, um amistoso de nível alto para nos prepararmos e chegarmos prontos para o Mundial. O Sudão do Sul tem jogadores de altíssimo nível e isso é importante. Elogiar a preparação até aqui, fornecida pela CBB e também o nível do Boomers x World. Vamos seguir trabalhando para chegar o mais pronto possível”, disse o técnico Gustavo de Conti.

Como foi o jogo

Enfrentando uma seleção que disputará a Copa do Mundo de basquete pela primeira vez, o Brasil encontrou dificuldades no início da partida. Após muito equilíbrio, o primeiro período se encerrou com vitória verde-amarela por 21 a 20. No segundo quarto, o Sudão do Sul cresceu no jogo e se aproveitou de vacilos defensivos brasileiros para passar a frente e ir para os vestiários com 47 a 42 de frente.

Os africanos mantiveram o ritmo e começaram bem o terceiro período, chegando a abrir dez pontos de vantagem (56 a 46) ainda no início. Pouco a pouco, o Brasil acertou sua defesa e voltou para a partida. A equipe sofreu apenas sete pontos nos sete minutos finais e fechou a parcial com 63 a 61 atrás do placar. Por fim, no último quarto, o Brasil foi dominante. Léo Meindl acertou uma bola de três e, assim, colocou o país na frente. Depois, a diferença no placar aumentou até chegar em 85 a 75.

Yago durante partida contra o Sudão do Sul em amistoso da Copa do Mundo de basquete
Yago se destacou na partida contra o Sudão do Sul (Foto: Divulgação/CBB)

Atleta do Nagoya, do Japão, Tim Soares foi o cestinha do Brasil, com 15 pontos anotados. Léo Meindl e Yago apareceram logo em seguida, com 13 pontos cada. Léo, que atualmente joga em Tóquio, ainda anotou sete rebotes e deu duas assistências. Marcelinho Huertas fez oito pontos, pegou três rebotes e deu nove assistências, sendo o garçom da partida. Pelo lado do Sudão do Sul, Wenyen Gabriel marcou 17 pontos e pegou nove rebotes.

De olho na Copa do Mundo

Além de serem preparatórios para a Copa do Mundo, os amistosos também servem de observação para Gustavo de Conti definir a equipe final para a competição. Atualmente, o grupo brasileiro conta com 14 atletas e este número terá que ser reduzido para 12 para a disputa do Mundial. O Brasil está no grupo G da Copa, junto a Irã, Espanha e Costa do Marfim. Os dois primeiros colocados avançam à segunda fase.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete