Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil fica fora das finais do Mundial de Paraciclismo de Pista

Cinco paratletas do Brasil entraram no velódromo na Escócia para buscar uma final na prova de perseguição, mas nenhum teve sucesso

Na imagem, Lauro Chaman, com uniforme do Brasil, pedalando dentro da pista.
Lauro Chaman, com uniforme do Brasil, pedalando dentro da pista. Foto: Saulo Cruz/ Exemplus/ CPB

Nesta quarta-feira (2) começou o Mundial de Ciclismo e Paraciclismo em Glasgow, na Escócia. Hoje foi dia de eliminatórias no Paraciclismo de Pista, no velódromo escocês, provas de perseguição em diversas categorias. Dessa maneira, o Brasil teve cinco representantes competindo. No entanto, nenhum conseguiu ficar entre os quatro melhores para as decisões de medalhas, daqui dois dias.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A primeira a entrar na pista foi Carolina Barasnevicius na categoria C5 da perseguição individual. A distância da prova é de 3000 metros. Assim, a paratleta completou a distância em 4min55s238 e ficou com a 12ª colocação no geral. Teve um atraso de mais de 1min17s para a líder, Heidi Gaugain. A francesa disputa o ouro com a neozelandesa Nicole Murray. A corrida de bronze será entre Claudia Cretti (ITA) e Morgan Newberry (GBR).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A segunda representante do Brasil foi Amanda de Paiva, na categoria C3. Ela marcou o tempo de 4min41s561 e ficou com a oitava colocação, quase 50 segundos de desvantagem para a líder Keiko Sugiura. Portanto, a japonesa decide o título contra a holandesa Aniek van den Aarssen. Anteriormente, será a decisão de bronze entre Paige Greco (AUS) e Anna Beck (SUE).

Por fim, Sabrina Custódia foi a melhor paraciclista brasileira entre as mulheres, já que não terminou com o último tempo de sua categoria. Ela competiu na C2 e foi a nona entre 13 concorrentes, marcando o tempo de 4min23s438, cerca de 31 segundos a mais que a líder. Daphne Schrager (GBR) fez o melhor tempo e decide quem fica com a camisa arco-íris contra Flurina Rigling (SUI). Enquanto isso, Amanda Reid (AUS) tenta o bronze contra Maike Hausberger (ALE).

Provas dos homens

Entre os homens, dois representantes do Brasil pedalaram as voltas dos 3000 metros. Primeiramente, foi Carlos Alberto Soares, na categoria C1, com o tempo de 4min11s443 ficou na 8ª colocação, pouco mais de 28 segundos atrás do líder Zhangyu Li. O chinês busca o título contra Ricardo Argiles (ESP). A disputa de bronze será entre Weicong Liang (CHN) e Sam Ruddock (GBR).

Por outro lado, o último brasileiro a competir foi Lauro Chaman, talvez o mais conhecido. O paratleta brasileiro se apresentou na categoria C5 e ficou com o oitavo lugar, com a marca de 4min35s224, pouco mais de sete segundos da liderança. Essa mostrou-se a categoria mais equilibrada dentre as que atletas do Brasil competiram. Todavia, também não foi suficiente para a corrida por medalhas. Martin van de Pol (HOL) busca ser campeão mundial contra Yehor Dementyev (UCR), enquanto Daniel Gebru (HOL) quer superar Dorian Foulon (FRA) na luta pelo bronze.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia