Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Claudiney Batista quebra recorde mundial no Desafio CPB/CBAt

Na terceira etapa do Desafio CPB/CBAt, Claudiney Batista estipulou nova marca no lançamento de disco da classe F56, com 47,37m alcançados

Na imagem, Claudiney Batista realiza lançamento do disco no CT Paralímpico.
Claudiney Batista realiza lançamento do disco no CT Paralímpico | Foto: Alexandre Carvalho / CPB

Depois de realizar o Campeonato Brasileiro de Paratletismo, o Centro de Treinamento Paralímpico recebeu a terceira etapa do Desafio CPB/CBAt. Claudiney Batista foi o maior destaque do desafio. Em resumo, o paratleta estipulou nova marca mundial do lançamento de disco da classe F56, com 47,37m alcançados.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A princípio, Claudiney já detinha a marca dos paratletas da classe que competem sentado. Assim, há cinco anos, alcançou 46,68m. No entanto, o ranking de 2022 do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) mostra que, em agosto do ano passado, o indiano Yogesh Kathuniya lançou para 48,34m, em Bangalore, na Índia. Contudo, o IPC ainda não oficializou a marca, então o recorde fica com o brasileiro por hora.

“Já vinha esperando bater essa marca há muito tempo. Hoje, quando minha primeira tentativa entrou, aumentou a minha confiança e consegui superar os 47 metros que queria tanto. Tenho feito um bom trabalho, essa é a minha melhor temporada, o que me deixa confiante para brigar pelo bicampeonato no Mundial”, destacou Claudiney.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O gaúcho Wallison André Fortes obteve outro bom resultado no domingo (18), na classe T64 (para atletas amputados de membros inferiores com prótese). Nos 100m, ele registrou 10s60 e bateu o recorde brasileiro que era seu mesmo, quando correra a distância em 10s64. Já nos 200m, o velocista conseguiu 22s93 e melhorou em um centésimo sua melhor marca (22s94), conseguindo o segundo melhor tempo do ranking mundial.

O desafio serviu como último teste para os paratletas antes do Mundial de Paratletismo que ocorre no próximo mês em Paris.

Destaques do atletismo

Claudiney foi o maior destaque entre os paratletas. Já entre os atletas, Ana Carolina de Jesus venceu a prova dos 100 m, com o tempo de 11s61 (0,8). Da mesma forma, Luís Gabriel Pereira foi o vitorioso da distância no masculino, com 10s60 (0,6). Por fim, Ederson Vilela Pereira venceu os 5.000 m, com 14min41s43.

A quarta etapa do Desafio CPB/ CBAt será no dia 12 de agosto, no Rio de Janeiro.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia