Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Campeões da prova de resistência são definidos no Brasileiro

Os percursos da prova chegaram a marca de 70km de distância, em torneio disputado em Leme-SP

Pódio da prova de resistência do Brasileiro de Paraciclismo de Estrada (Alan Modesto/CBC)
(Alan Modesto/CBC)

A cidade de Leme, no interior de São Paulo, foi palco das disputas emocionantes do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada, que aconteceu neste final de semana, reunindo os maiores nomes da modalidade competindo pelo título nacional das provas de contrarrelógio e resistência. Neste domingo (18), Bruno Bonfim e Eriberto Medeiros, no masculino, e Bianca Garcia e Nicolle Borges, entre as mulheres, conquistaram o ouro.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primeiramente, o campeonato entrou para a história com recorde de inscritos. Ao todo, foram 160 competidores do país inteiro distribuídos nas categorias ciclismo convencional, handbike, triciclo e tandem. Os melhores colocados também somaram pontos importantes no ranking brasileiro.

Além disso, os atletas da seleção também utilizaram a competição como preparação para o mundial de Glasgow, na Escócia, em agosto, e fizeram bonito. A maioria deles venceram tanto o contrarrelógio como a resistência, confirmando o excelente planejamento e a preparação que vem sendo realizada na equipe brasileira.

“Apesar de estarem representando as suas equipes pessoais aqui no Brasileiro, os atletas da seleção utilizaram a competição como parte da preparação e teste para o Mundial que acontece em agosto. O circuito aqui em Leme proporciona essa condição de avaliarmos e incluirmos o evento dentro do nosso planejamento paralímpico e isso é muito importante para a cidade e para a seleção”, destacou Edilson Alves “Tubiba”, coordenador do Paraciclismo na CBC.

Vencedores entre os homens

Neste domingo (18), não faltou superação para a dupla da tandem formada por Bruno Bonfim e o seu piloto de luxo Eriberto Medeiros. A dupla, superou dois pneus furados para conseguir chegar no topo do pódio.

“Mesmo com as dificuldades nós não desistimos, sempre perseverando em busca do melhor resultados”, contou o paraciclista Bruno. “Primeiramente eu preciso agradecer a Deus e a Janildes Fernandes que me convidou para esse projeto. Ontem e hoje tivemos vários imprevistos, problemas mecânicos, mas sempre acreditando e focados em fazer o nosso melhor. Estou muito feliz e emocionado em poder estar competindo como piloto, guiando o Bruno que tem uma história de vida incrível. Só tenho a agradecer por tudo que esta acontecendo”, destacou Eriberto Medeiros.

Campeãs no feminino

Do mesmo modo, na prova tandem feminino, prevaleceu a força e a determinação da dupla Bianca Garcia e Nicolle Borges (Piloto), que após vencer o contrarrelógio no sábado, voltou a levar o ouro neste domingo.

“Eu estou muito feliz com essa vitória é mais uma conquista importante para a equipe. O circuito era exigente, técnico, e isso serve tanto para aumentar o nível da competição como também para avaliarmos o nosso condicionamento pensando nos próximos objetivos”, declarou Bianca.

Assim, o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Além disso, o torneio possui parceria com a Prefeitura Municipal de Leme, Free Force, Governo Federal e a Federação Paulista de Ciclismo (FPC).

*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia