Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

CPB anuncia convocação para o Mundial de atletismo paralímpico

Seleção Brasileira disputará a competição entre os dias 8 a 17 de julho deste ano na capital francesa

Mas - Petrúcio Ferreira veste um uniforme azul marinho do Brasil. Eles faz o gesto de raio para a foto mas
(Foto: Ale Cabral/CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a convocação de 51 atletas e 11 atletas-guia para o Mundial de atletismo paralímpico em Paris-FRA, que será realizado entre os dias 8 a 17 de julho deste ano. A lista foi divulgada em live transmitida pelo canal do YouTube do CPB, na tarde desta quarta-feira (31). Na transmissão, estiveram presentes o vice-presidente da entidade, Yohansson Nascimento, o chefe de missão Ricardo Melo, e o coordenador da modalidade, João Paulo Cunha.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Mundial será o maior evento paralímpico a ocorrer na capital francesa antes das Paralimpíadas de 2024. A competição ocorrerá no Estádio Charlety, que já sediou etapas do Grand Prix da modalidade. O Mundial de Kobe-JAP, que iria ocorrer em 2021, acontecerá no ano que vem, de 17 a 25 de maio.

Histórico na competição

Além disso, em Paris 2023, a Seleção Brasileira de atletismo contará com uma delegação maior do que em Dubai-EAU, em 2019, quando o país convocou 43 atletas. Naquela ocasião, os brasileiros fizeram sua melhor campanha da história, com 39 medalhas no total: 14 de ouro, nove de prata e 16 de bronze. O desempenho superou o resultado da edição de Lyon, em 2013, de 16 ouros, 10 pratas e 14 bronzes, na terceira posição geral.

“É uma Seleção Brasileira bem forte, nós temos 45 atletas entre os três primeiros colocados no ranking mundial. É um número grande da nossa delegação e com expectativa de que eles mantenham ou até superem esses seus resultados para que possamos ter uma quantidade de bons resultados e muitas medalhas no Mundial”, afirmou João Paulo Cunha, coordenador de atletismo do CPB.

Primeiramente, segundo os critérios de convocação, a composição da delegação brasileira foi feita com base nos sete medalhistas de ouro nos Jogos de Tóquio 2020, nos 10 atletas que obtiveram o Índice A 2022 da modalidade em competições homologadas pelo World Para Athletics (WPA), braço do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) e que rege o atletismo paralímpico mundial, e outros 34 competidores que ficaram ranqueados mundialmente nas quatro melhores colocações das suas respectivas classes.

Assim, o atletismo é uma das modalidades mais vitoriosas do país. Na história dos Jogos Paralímpicos, o atletismo é a que obteve a maior quantidade de medalhas para o Brasil, com 170 pódios no total. Confira a convocação completa através deste link.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia