Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil bate o Japão na estreia do Grand Prix de futebol de cegos

O próximo confronto da equipe brasileira acontecerá nesta quarta-feira (24), contra a Inglaterra

Nonato é abraçado por companheiros da Seleção após marcar um de seus gols (Foto: Alessandra Cabral/CPB)
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

A Seleção Brasileira de futebol de cegos derrotou o Japão, por 3 a 0, na estreia das duas equipes no Grand Prix da modalidade, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre esta terça-feira (23) e sábado (27). Os autores dos gols foram Jardiel e Raimundo Nonato (duas vezes).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Com o resultado, o Brasil lidera o Grupo B da competição com três pontos. Na primeira partida da chave, Inglaterra e Chile empataram em 1 a 1. Nesta quarta-feira (24), a Seleção dirigida pelo técnico Fábio Vasconcelos duela contra os ingleses, às 11h, com transmissão dos canais da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês).

Diante dos japoneses, os brasileiros dominaram todo o confronto. A sete minutos do fim do primeiro tempo, Jardiel fez uma bela jogada individual e chutou firme, no canto esquerdo, para marcar o primeiro gol da partida. Logo depois, Raimundo Nonato aproveitou uma falha da zaga do Japão para empurrar à meta vazia e ampliar a vantagem do Brasil.

Do mesmo modo, a Seleção continuou pressionando o time japonês na volta do intervalo. Logo no início da etapa final, Nonato fez seu segundo gol no duelo, o terceiro brasileiro e o último da partida. “Estreamos com uma vitória importante, na busca por mais um título. Tive a felicidade de marcar dois gols e fico satisfeito por a Seleção ter começado bem o Grand Prix”, disse o artilheiro brasileiro do dia.

Sobre a competição

Assim, ao todo, o torneio reúne oito equipes no Centro de Treinamento Paralímpico. Além de Brasil, Japão, Inglaterra e Chile, Argentina, Tailândia, França e Itália estão na capital paulista. É a primeira edição do tradicional Grand Prix da IBSA na América do Sul – México, em 2022, e Japão (2018, 2019 e 2021) foram as sedes anteriores. A Seleção Brasileira disputa a competição pela segunda vez na história. Primeiramente, logo em sua estreia, no ano passado, saiu da cidade mexicana de Puebla com o troféu de campeã.

Para a edição em São Paulo, o treinador Fábio Vasconcelos convocou dez atletas, sendo dois goleiros e oito de linha. A principal ausência é do experiente Ricardinho, que se lesionou às vésperas da competição. Em seu lugar, foi convocado Anael Oliveira. O time pentacampeão paralímpico é o cabeça de chave do Grupo B. A Argentina é cabeça do Grupo A, por liderar atualmente o ranking mundial da IBSA.

Além disso, o Grand Prix serve de preparação para os dois principais compromissos de 2023: a Copa do Mundo, agendada para agosto, em Birmingham, na Inglaterra, inserida dentro da programação dos Jogos Mundiais da IBSA, e os Jogos Parapan-Americanos, que serão disputados em novembro, no Chile. Ambos são qualificatórios para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Para confirmar sua vaga, o Brasil terá duas possibilidades: ficar entre os três primeiros colocados do Mundial ou conquistar o Parapan.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia