Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Maestro e Agafuc decidem o Regional Sul-Sudeste de futcegos

Com campanhas invictas, Agafuc e Maestro se encontram na final do Regional Sul-Sudeste de futcegos

Agafuc e Maestro se enfrentam na final do Regional Sul-Sudeste de futebol de cegos
(Foto: Renan Cacioli/CBDV)

A Agafuc (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) e o Maestro (Projeto Maestro da Bola) venceram seus jogos nesta sexta-feira (12) e se garantiram na final do Regional Sul-Sudeste de futebol de cegos. A decisão acontecerá neste sábado (13), às 10h15 (horário de Brasília), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Para chegarem até a final, tanto a Agafuc quanto o Maestro tiveram campanhas invictas na competição. A Agafuc venceu seus cinco jogos, marcou 12 gols e sofreu apenas um. Na semi, passou pelo INV por 3 a 0, com dois gols de Nonato e um de Ricardino. Mesma situação viveu o Maestro, que bateu a Apadv na semi, por 3 a 1 – Maurício Dumbo marcou duas vezes, enquanto Victor Silva fez o outro.

Agafuc e Maestro é um confronto que tem ganhado rivalidade nos últimos anos dentro do futebol de cegos nacional. Entretanto, o time gaúcho leva vantagem sobre o rival nos encontros recentes. No ano passado, ganhou o próprio Regional e a Supercopa. A equipe, aliás, busca o tetracampeonato do torneio regional. Enquanto isso, o Maestro quer o seu primeiro título oficial.

Esta é a quarta edição do evento. De 2011 a 2017, havia um torneio apenas para o Sul e outro para o Sudeste. A unificação veio na temporada seguinte. Desde a criação do Regional Sul-Sudeste, em 2018, houve apenas um ganhador: a Agafuc é tricampeã (não houve edições em 2020 e 2021 por conta da pandemia). A edição 2023 reuniu dez equipes de seis estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul. Confira a tabela completa:

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia