Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Com campeões paralímpicos, CT recebe 122 atletas para treinos

Atletas de seis modalidades participam de fases de treinamentos no CT Paralímpico nesta semana

Carol Santiago natação natação paralímpica World Series de natação paralímpica Itália
Carol Santiago é uma das nadadoras no CT Paralímpico (Foto: Marcello Zambrana/CPB)

O Centro de Treinamento Paralímpico (CT Paralímpico), em São Paulo, recebe 122 atletas de seis modalidades, a partir desta segunda-feira (27). Serão 12 tenistas, 12 judocas, 37 jogadores de futebol de cegos, 11 saltadores, 20 nadadores e 30 profissionais de bocha.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Entre os atletas presentes, haverá campeões paralímpicos nos Jogos do Tóquio 2020, como os nadadores Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira, Carol Santiago e Talisson Glock, além da judoca Alana Maldonado e dos jogadores da Seleção Brasileira de futebol de cegos.
+ Brasil é convocado para o GP de Alexandria de judô paralímpico
+ Vitor Tavares é ouro nas duplas do parabadminton na Espanha
+ Brasil ganha duas vagas no paraciclismo em Paris 2024
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK

Natação

A equipe de natação se reunirá no CT para os últimos ajustes antes do embarque à Europa. No continente europeu, os brasileiros participarão de duas competições. Oito deles disputarão a etapa do World Series de Lignano, Itália, de 9 a 12 de março. Depois, todos os 20 estarão na etapa de Sheffield, Inglaterra, entre os dias 16 e 19 de março.

Gabriel Araújo recorde mundial natação paralímpica
O nadador Gabriel Araújo viajará para a Europa (Foto: Ale Cabral/CPB)

Judô

Já os judocas ficarão no CT Paralímpico de 1º a 9 de março, como parte da preparação para o Grand Prix de Alexandria, Egito. Além de Alana, destaque para Lúcia Araújo, medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio 2020.

Esta será a segunda das quatro etapas de 2023 do circuito organizado pela IBSA. As outras duas serão em Baku, no Azerbaijão, em setembro, e Tóquio, no Japão, em dezembro. No primeiro desafio de 2023, o Brasil ganhou o Grand Prix de Almada, em Portugal. Na ocasião, a seleção conquistou três ouros, sete pratas e cinco bronzes.

Futebol de cegos

A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) convocou 37 jogadores de futebol de cegos, entre crianças, jovens sub-20 e atletas da seleção principal, para treinos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A variação de idade entre os convocados é de 9 a 35 anos, sendo que o mais jovem é Jhonathan Silva e o mais experiente é Raimundo Nonato, autor do gol que deu o quinto título paralímpico ao Brasil, nos Jogos de Tóquio 2020.

futebol de 5 jogos paralímpicos de tóquio 2020 argentina
Nonato abraça Paraná (Alê Cabral/CPB)

As atividades serão separadas em três grupos: crianças/adolescentes, seleção sub-20 e seleção principal. Até o dia 28 de fevereiro, as crianças e adolescentes participam do Campo de Treinamento, iniciativa da CBDV para lapidar futuros talentos, tanto no futebol de cegos, como no judô e goalball. Já as seleções sub-20 e principal realizam a segunda semana de treinamento no CT, de 28 a de fevereiro a 5 de março. Ou seja, todos eles estarão no mesmo local no último dia deste mês.

Tênis em cadeira de rodas

A seleção brasileira de tênis em cadeira de rodas começa a temporada de treinamentos após resultados expressivos em 2022. A equipe Quad foi medalha de bronze no Mundial, disputado em Portugal. Além disso, o catarinense Ymanitu Silva foi vice-campeão de duplas em Roland Garros. Neste ano, ele repetiu o feito no Aberto da Austrália.

JAde Lanai final US Open juvenil cadeira de rodas
Jade Lanai (Foto: USTA)

Ainda no ano passado, a tocantinense Jade Lanai conquistou a chave de simples e duplas do Aberto dos EUA. Pelos feitos em 2022, ambos foram premiados na 11ª edição do Prêmio Paralímpicos. Ymanitu foi eleito o melhor atleta da modalidade, enquanto Jade ficou com o troféu de Atleta Revelação. Dos dois, apenas a tocantinense estará presente no CT Paralímpico, entre os dias 28 de fevereiro e 6 de março.

Atletismo

Onze saltadores participam de uma semana de treinamentos no CT, entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março. Durante o período, serão submetidos a testes pelo Departamento da Ciência do Esporte, com a utilização de novas tecnologias. Também passarão por avaliações fisioterápicas e nutricionais, além de realizarem treinos na pista de atletismo.

Bocha

Doze atletas da bocha e mais 18 profissionais que atuam diretamente com os jogadores estão concentrados no CT Paralímpico, onde ficam até dia 28 de fevereiro, para a primeira fase de treinamentos do ano. O foco das atividades é iniciar a preparação para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, que ocorrerão em novembro. Entre os jogadores, estão Maciel Santos, medalha de bronze nos Jogos de Tóquio 2020, e Andreza Vitória, campeã mundial no Rio de Janeiro, em dezembro de 2022.

*Com informações do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia