Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil é convocado para o GP de Alexandria de judô paralímpico

Com 12 nomes, sendo cinco líderes do ranking mundial, seleção brasileira é convocada para o GP do Egito de judô paralímpico

Grand Prix do Egito de judô paralímpico Brasil
Judocas da equipe masculina se curvam em cumprimento após final da luta (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

A Seleção Brasileira de judô paralímpico foi convocada nesta quarta-feira (15) para o segundo torneio do ano, o Grand Prix da IBSA de Alexandria, no Egito. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de março. O Brasil, que ganhou o primeiro Grand Prix da temporada, realizado em Portugal no fim de janeiro, estará representado por 12 atletas.

+ Compartilhe no WhatsApp

+ Compartilhe no Telegram

Após o evento em Portugal, a Federação Internacional atualizou o ranking mundial, lista que vai nortear a distribuição da maioria das vagas da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Além de manter oito judocas na liderança de suas respectivas categorias, a Seleção Brasileira ainda viu outros atletas ganharem posições.

Alana Maldonado brasil judô paralímpico
Alana Maldonado, bicampeã mundial de judô, é líder do ranking mundial (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

+ Por que a logo dos Jogos de Paris 2024 é uma mulher?

+ Vinicius Rodrigues quer disputar o salto em distância no Mundial de paratletismo

+ Seleção feminina de goalball faz semana de treinamentos de olho na vaga em Paris

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Confira a convocação e as posições de cada atleta no ranking atualizado:

Alana Maldonado (70kg – J2) – 1º lugar
Arthur Cavalcante (90kg – J1) – 1º lugar
Elielton Oliveira (60kg – J1) – 2º lugar
Giulia Pereira (48kg – J2) – 5º lugar
Larissa Oliveira da Silva (57kg – J1) – 9º lugar
Lúcia Araújo (57kg – J2) – 4º lugar
Marcelo Casanova (90kg – J2) – 3º lugar
Rayfran Pontes (73kg – J1) – 6º lugar
Rebeca Silva (+70kg – J1) – 1º lugar
Rosicleide Andrade (48kg – J1) – 1º lugar
Sérgio Fernandes Júnior (+90kg – J2) – 5º lugar
Thiego Marques (60kg – J2) – 1º lugar

Saltos no ranking

O gaúcho Marcelo Casanova, de 19 anos, da categoria J2 (baixa visão) até 90 kg, é um dos que chegam ao Egito em outro patamar. A medalha de prata conquistada em Portugal o impulsionou do quinto para o terceiro posto do mundo. Salto ainda maior foi o do carioca Sergio Fernandes Junior, da J2 acima de 90kg. Também vice-campeão no primeiro Grand Prix, ele pulou do 11º para o quinto lugar do ranking, o que o coloca já no páreo por uma vaga em Paris 2024.

Marcelo Casanova Grand Prix de judô paralímpico
Marcelo Casanova é um dos brasileiros que estará no Egito (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

As outras duas etapas do circuito da IBSA serão disputadas em Baku, no Azerbaijão, em setembro, e Tóquio, no Japão, em dezembro. A de Antalya, na Turquia, que seria realizada em abril, foi cancelada em virtude do terremoto que atingiu o país na semana passada. Além dos eventos do Grand Prix, a Seleção Brasileira de judô vai disputar este ano os Jogos Mundiais da IBSA, em Birmingham (ING), em agosto, e os Jogos Parapan-Americanos, em Santiago (CHI), em novembro.

Seleções adulta e de base treinam em SP em março

Antes de viajar para o Egito, a Seleção Brasileira de judô paralímpico vai se concentrar em São Paulo para o primeiro Campo de Treinamento do ano. A lista de convocados é exatamente a mesma do Grand Prix do Egito.

Quem também vai se reunir no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista, será a Seleção de base da modalidade. De 16 a 22 de março, 16 atletas estarão reunidos sob orientação do sensei Tibério Maribondo e de sua comissão técnica para o segundo Campo de Treinamento, que visa lapidar futuros talentos do judô paralímpico brasileiro.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia