Siga o OTD

Paris 2024

Brasil ganha duas vagas no ciclismo paralímpico em Paris

Através do ranking mundial de nações, Brasil garante duas vagas no paraciclismo em Paris 2024

Brasil no ciclismo paralímpico - Lauro Chaman durante prova de estrada. Ele veste umca camisa verde com a bandeira do Brasil e um capacete vermelho Paris 2024 mundial de paraciclismo
Lauro Chaman é o principal ciclista do Brasil (Foto: Juan Benavent/CBC)

O ciclismo paralímpico brasileiro garantiu duas vagas nos Jogos de Paris 2024, sendo uma no masculino e outra no feminino. As vagas podem ser utilizadas para competir tanto nas provas de estrada como de pista.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Para definir a primeira alocação de vagas, a  União Ciclística Internacional (UCI) utilizou o ranking internacional por nação, levando em consideração a sua divisão por continente e disponibilizando uma vaga por gênero para os países contemplados nesta etapa inicial de classificação.
+ Brasil perde no último segundo e adia vaga à Copa do Mundo
+ Quanto custa e como se planejar para ir aos Jogos Olímpicos?
+ Seleção de escalada inicia preparação com treinador olímpico
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As vagas para Paris 2024 são disponibilizadas para a nação. Para mantê-las, cada país precisa participar com pelo menos um atleta dos Campeonatos Mundiais de estrada ou pista 2023/2024 ou de alguma etapa da Copa do Mundo de estrada até 30 de junho do ano que vem. 

Líder do continente

No ranking das Américas masculino, o Brasil é líder da classificação com 4.490 pontos. Em seguida, aparece Estados Unidos, com 3.271 pontos, e Colômbia, com 3.027. Entre as mulheres, a liderança é dos EUA com 3.440 pontos, enquanto o Brasil aparece em segundo com 3.144 pontos e a Colômbia em terceiro lugar com 2.073 pontos.

“A sensação é de estarmos no caminho certo. Conseguimos conquistar as duas vagas disponíveis nesse primeiro momento. Agora, é continuar trabalhando e seguindo o nosso planejamento para fechar a fase de classificação com o maior número possível de vagas para Paris 2024”, destacou Edilson Rocha “Tubiba”, coordenador do ciclismo paralímpico na Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). 

O próximo desafio dos brasileiros será entre os dias 4 e 5 de março, na cidade de Ribeirão Preto, durante a disputa da primeira etapa da Copa Brasil de ciclismo paralímpico, que, assim, distribuirá pontos para o ranking mundial.

*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Mais em Paris 2024