Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Aline Rocha é campeã mundial no esqui cross-country

Aline Rocha leva ouro no Mundial Paralímpico de esqui cross-country e se torna a 1ª brasileira campeã mundial em esportes de inverno

Aline Rocha esquia no Mundial Paralimpico de esqui nórdico
(Foto: Divulgação/Karl Nilsson-Para Nordic Skiing World Championships 2023)

A esquiadora Aline Rocha segue fazendo história para o Brasil no Mundial Paralímpico de esqui nórdico em Östersund, na Suécia. Após conquistar um inédito bronze nos 18km, ela ganhou a medalha de ouro no sprint feminino da classe sitting. Com o resultado Aline Rocha se torna a primeira atleta brasileira campeã mundial em esportes de inverno. Já na prova masculina, Cristian Ribera levou a medalha de bronze.

A brasileira teve um ótimo dia em Ostersund, começando com o segundo lugar na fase de qualificação do sprint, com um tempo de 2min48s25. Na sua semifinal, Aline Rocha foi a mais rápida e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar para conquistar a vaga na final. Na decisão, a brasileira novamente foi a primeira a terminar a prova, conquistando uma inédita medalha de ouro para o Brasil, com um tempo de 3min10s38. Prata para Kendall Gretsch, dos EUA, e bronze para a alemã Anja Wicker.

“Foi tudo perfeito, me senti muito bem na quali e na semifinal. Sabia que conseguiria ir forte na final mas me surpreendi muito com o resultado que foi muito melhor do que imaginei. Olhando o vídeo da prova nem consigo acreditar no que fiz. Estou muito feliz. E a emoção de ouvir o hino do Brasil é indescritível. Muito especial.” comentou Aline Rocha.

Cristian Ribera é bronze

Cristian Ribera Paraesqui Cross-country Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022
Cristian Ribera levou sua segunda medalha em Mundiais (Foto: Ale Cabral/CPB)

Na prova masculina, o Brasil também foi ao pódio no Mundial Paralímpico de esqui nórdico. Após levar a prata no ano passado, Cristian Ribera repetiu o pódio no sprint, mas desta vez com a medalha de bronze. O brasileiro fez uma ótima qualificação, terminando a etapa inicial da disputa em primeiro lugar, com um tempo de 2min24s37. Na semifinal, Cristian venceu a sua bateria, para avançar à disputa das medalhas. Na hora da final, Cristian ficou preso atrás de um atleta canadense em uma curva importante do circuito, o que lhe custou algum tempo. Mas o brasileiro conseguiu uma boa arrancada final, para terminar a prova em terceiro lugar e conquistar a medalha de bronze, com um tempo de 2min45s3. Ouro para o cazaque Yerbol Khamitov (2min44s2) e prata para o ucraniano Taras Rad.

“Foi incrível, eles foram sensacionais. Ambos mostraram que estão em sua melhor forma, prontos para disputar com os melhores do mundo.” comentou Leandro Ribela, coordenador técnico do para esqui cross-country da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outros três brasileiros participaram do sprint em Östersund, mas sem avançar para as semifinais. Elena Regina de Souza foi a nona colocada da qualificação feminina, com 3min25s33. No masculino, Guilherme Rocha foi o 14º colocado (2min36s71), enquanto Wesley Vinícius dos Santos foi o 18º (2min45s38).

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia