Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil fatura dois ouros e uma prata na Copa do Mundo de Dubai

Lara Aparecida e Maria Rizonaide conquistam ouro e Ezequiel Correa é prata na abertura da Copa do Mundo de halterofilismo em Dubai

Lara Aparecida Copa do Mundo de halterofilismo Brasil
Lara Aparecida foi uma das representantes brasileiras na Paralimpíada de Tóquio (Foto: Rogério Capela/CPB)

O Brasil começou muito bem sua participação na Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, conquistando dois ouros e uma prata nesta quinta-feira (15). Lara Aparecida (41kg) e Maria Rizonaide (50kg) foram campeãs, enquanto Ezequiel Correa (72kg) ficou com o vice.

+ Brasil vai à final do Mundial de goalball masculino

A mineira Lara Aparecida foi a melhor entre as atletas na categoria até 41kg ao erguer 99kg. Além de ficar com a medalha de ouro, o resultado também fez a halterofilista subir uma posição no ranking mundial, que vale vaga para os Jogos de Paris 2024. Ela agora aparece na quinta colocação. A queniana Hellen Kariuki foi prata com 98kg, enquanto a colombiana Cristina Granados ficou com o bronze, em 94kg.

Já a potiguar Maria Rizonaide levantou 95kg e também sagrou-se campeã na categoria até 50kg. A italiana Emanuela Romano levou a prata com 92kg, enquanto a indiana Sakina Khatun ficou com o bronze, a 90kg. Outra brasileira na categoria, Maria Luzineide Santos ergueu 81kg e foi quinta colocada.

Entre os homens até 72kg, o catarinense Ezequiel Correa ficou com a medalha de prata ao levantar 180kg.  Ele teve apenas uma marca válida – na segunda tentativa -, após ter falhado para 186kg. Nesta categoria, o panamenho Rey Melchor Vasquez levou o ouro com 191kg. O japonês Kentaro Higuchi completou o pódio, com 176kg.

Outros brasileiros

Outro brasileiro a entrar em ação no dia, Evânio Rodrigues não obteve marcas válidas na categoria até 88kg. Ele fez três tentativas para 200kg, mas não obteve sucesso em nenhuma delas. Caso tivesse êxito em alguma delas, seria ouro, já que o argelino Ali Mohammed Hadj ergueu esta marca para conquistar o título.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Quinze halterofilistas paralímpicos brasileiros estão no Oriente Médio para a disputa da Copa do Mundo, que vai encerrar a temporada do halterofilismo paralímpico em 2022. Campeã paralímpica nos Jogos de Tóquio 2020 e vice-campeã mundial, a paulista Mariana D’Andrea (até 73 kg) também está entre os convocados e compete no sábado, 17. 

Mais em Paralimpíada Todo Dia