Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cristian Ribera fatura bronze na Copa do Mundo de paraesqui

Cristian Ribera faz grande prova e conquista medalha de bronze nos 5km em etapa da Copa do Mundo de paraesqui cross-country

Cristian Ribera Copa do Mundo de paraesqui cross-country
(Foto: Divulgação/Redes Sociais)

O rondoniense Cristian Ribera conquistou a medalha de bronze na prova de 5km da Copa do Mundo de paraesqui cross-country, em Vuokatti, na Finlândia, neste sábado (10). O atleta brasileiro completou a distância em 13min41s60 e foi superado pelo italiano Giuseppe Romele, medalhista de ouro com o tempo de 13min05s20, assim como pelo canadense Collin Cameron, prata com a marca de 13min36s80. 

+ Brasil mantém 100% de aproveitamento no Mundial de goalball masculino

“Apesar da neve estar um pouco mais pesada do que estávamos treinando, foi muito bom. Conseguimos colocar em pratica tudo que treinamos o ano todo e, obviamente, fomos recompensados. Um bronze numa Copa do Mundo é de se comemorar”, disse Cristian Ribera. Ele nasceu com artrogripose – doença congênita das articulações das extremidades – e, em busca de tratamento, mudou-se de Rondônia para São Paulo.

Quase pódio no sprint

Já neste domingo (11) na prova rápida, em que foi vice-campeão mundial no último mês de janeiro, em Lillehammer, na Noruega, Cristian acabou em quatro lugar e ficou fora do pódio. Na classificatória, o brasileiro fez o segundo melhor tempo do dia e avançou à semifinal, fase em que liderou a sua bateria. No entanto, na final, Cristian não conseguiu repetir o desempenho que o levou até a decisão. 

“Fiz o percurso quase todo bem, mas acabei tomando a decisão de ir por ‘fora’ e acabei entrando num trecho mais lento da pista. Não vou mentir que fiquei muito bravo comigo mesmo por ‘ter errado’ naquela hora. Poderia estar no pódio, porém são detalhes que vamos nos atentar mais na próxima”, analisou o rondoniense, um dos seis atletas que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Cristian Ribera encerra a sua participação na etapa da Copa do Mundo de paraesqui cross-country na próxima quarta-feira (14), quando disputará a prova de 10km. 

Mais em Paralimpíada Todo Dia