Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Liderado por Gerson Coutinho, Maestro vai à semi futcegos

Um dos caçulas do futebol de cegos, o Maestro disputa a Série A pela segunda vez em sua história e pela segunda vez está em uma semifinal.

Liderado por Gerson Coutinho, Maestro vai à semi Campeonato Brasileiro de Futebol se Cegos Série A
Treinador Gerson Coutinho dá instrução aos seus jogadores (Fotos: Taba Benedicto/CBDV)

Quatro equipes seguem vivas na luta do título do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos Série A 2022. Agafuc-RS, Maestro-PR, AMC-MT e Apace-PB venceram seus confrontos de quartas de final, realizados nesta sexta-feira (11), no CT Paralímpico, em São Paulo-SP, e carimbaram o passaporte para a semifinal da competição. As semis acontecerão neste sábado, com transmissão do Facebook e do YouTube do CPB.

+Alexandre Galgani fica em 29º no Mundial de tiro paralímpico

Uma das equipes ainda vivas na competição é o Maestro, um dos caçulas do futebol de cegos. Com um projeto de investimento pesado, o time disputa a Série A pela segunda vez em sua história e pela segunda vez está em uma semifinal. No ano passado, a equipe terminou em quarto lugar. Para este ano, o time – que já tinha peças importantes da seleção brasileira – se reforçou ainda mais e trouxe o técnico Gerson Coutinho, dono de sete títulos brasileiros pelo ICB-BA.

Após a carreira vitorioso, Gerson estava aposentado do futebol de cegos. A última competição que ele havia dirigido pela equipe baiana havia sido a Série A em 2019. No entanto, o treinador de 67 anos recebeu a proposta do Maestro em agosto deste ano e decidiu abraçar o projeto, buscando conquistar o inédito título pela equipe paranaense.

“Eu me aposentei. Os atletas que jogaram comigo no ICB receberam propostas e saíram de lá também. Todos esses que estão no Maestro hoje já jogaram comigo: Cássio, Jefinho, Tiago Bahia e Gledson. Fiquei um tempo parado e não queria mais voltar, mas me convidaram para ser técnico do Maestro e, como meus atletas estavam lá, resolvi voltar”, contou Gerson Coutinho, que vê diferenças entre os projetos baiano e paranaense.

Semifinais da Seria A

Como o convite veio há poucos meses, Gerson comandou o Maestro em apenas duas fases de treinamentos, uma em setembro e outra em outubro, algo que, segundo ele mesmo, atrapalhou no desenvolvimento de suas ideias. No entanto, o desempenho do Maestro tem sido muito bom nesta Série A. Na primeira fase, a equipe ficou em segundo lugar na classificação geral, com três vitórias e um empate, e bateu a Escema-MA por 2 a 0, com gols de Cássio e Maurício Dumbo, nas quartas.

A Agafuc mantém uma hegemonia no cenário nacional há alguns anos, contando com uma equipe recheada de craques, como Ricardinho, Nonato, o goleiro Luan e os argentinos Coki Padilha e Deldo. Melhor equipe da primeira fase, a Agafuc também está na semifinal da Série A 2022, após vencer o INV por 3 a 0, com gols de Nonato, Coki e Ricardinho. Apesar disto, Gerson crê que sua equipe tem um elenco capaz de bater o rival do Sul.

Mudanças

“O Maestro é uma fundação que tem recurso. Já consegui notar a diferença (em relação ao ICB). Eles conseguem manter os jogadores, algo que não pudemos fazer lá (na Bahia). Fora que trouxeram Maurício Dumbo e Tiago Paraná, que eram da Agafuc e vieram para cá. Eles têm um capital para bancar essas coisas. Eu só vim porque eu acho que os jogadores têm condições de serem campeões. A qualidade é igualada à Agafuc”, disse ele.

Um dos jogadores que mais trabalharam com Gerson é Jefinho. Os dois estiveram presentes no vitorioso elenco do ICB e agora integram o Maestro. Jefinho estava na equipe paranaense no ano passado, quando ficou em quarto lugar, e já enxerga uma nova postura do time com a chegada do experiente treinador.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“O professor Gerson tem a mentalidade de vencedor. Não é à toa que tem vários títulos brasileiros. Temos jogadores experiente, mas a equipe em si ainda não foi campeã brasileira. Ter esse espírito vencedor que ele traz, faz toda a diferença no nosso desempenho dentro de quadra. Quando ouvimos uma orientação, um grito, é sinal de que ele sabe o caminho. O caminho do título. E tudo isto influencia para que nosso rendimento aumente dentro de quadra. A chegada de alguém como ele agrega muito no nosso grupo”, falou Jefinho.

Jogos desta sexta-feira

Sexta-feira, 11 de novembro
Jogo 31 AGAFUC3X0INVQF1
Jogo 32 MAESTRO2x0ESCEMAQF2
Jogo 33 APADEVI0 (0)x0 (2)AMCQF3
Jogo 34 ACERGS0 (0)X0 (1)APACEQF4

Mais em Paralimpíada Todo Dia