Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Futebol de cegos inicia rota de classificação para Paris 2024

Seleção brasileira de futebol de cegos embarca para a Argentina para a disputa para a Copa América

Brasil Copa América de futebol de cegos
(Foto: Renan Cacioli/CBDV)

A seleção brasileira de futebol de cegos viaja nesta quarta-feira (19) para Córdoba, na Argentina, onde inicia sua jornada rumo aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A equipe estreia no domingo na Copa América, contra o México, às 18h (de Brasília).

+ Brasil fica em 11º lugar no Mundial de rúgbi em cadeira de rodas

O torneio, que reúne seis países – fora brasileiros e mexicanos, participam Argentina, Chile, Colômbia e Peru –, garantirá aos quatro melhores lugar nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e, ao campeão, vaga na Copa do Mundo de Birmingham 2023 – para a qual os brasileiros já estão classificados. Será por meio de uma dessas duas competições do próximo ano que o Brasil tentará se classificar para Paris 2024, onde a meta do país, único ganhador do evento até hoje, será brigar pelo sexto ouro.

Brasil Copa América de futebol de cegos
Brasil foi campeão do Desafio das Américas de futebol de cegos (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

“É um ciclo muito pequeno, temos praticamente dois anos até Paris. Então, resolvi levar para a Copa América o que tenho de melhor no momento já como preparação para o Mundial e o Parapan. O pessoal fala muito sobre Paris, mas a gente não está em Paris ainda. Será um desafio muito bom lá na Argentina”, diz o técnico Fábio Vasconcelos, que vem trabalhando com o grupo no CT Paralímpico, São Paulo, desde o último dia 12. 

Rumo a Paris 2024

A Paralimpíada na França será disputada por oito seleções, repetindo o formado de Tóquio 2020. Segundo os critérios divulgados pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), classificam-se aos próximos Jogos: os campeões do Campeonato Europeu 2022, Campeonato Africano 2022, Campeonato Asiático 2022, Campeonato dos Jogos Parapan-Americanos 2023 e da Copa do Mundo 2023; além do vice e terceiro colocado da Copa do Mundo 2023 e do país-sede (França).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já há três países garantidos em Paris 2024. A França, como sede do evento; a Turquia, que ficou com o vice-campeonato no Europeu ao ser derrotada justamente pelos já classificados franceses; e Marrocos, que ganhou o Africano.

A Copa América

Em Córdoba, o Brasil vai buscar o heptacampeonato da Copa América. Além do título na última edição, realizada em 2019, em São Paulo, o país foi primeiro colocado também em 2013 (Santa Fé-ARG), 2009 (Buenos Aires-ARG), 2003 (Bogotá-COL), 2001 (Paulínia-BRA) e 1997 (Assunção-PAR). Nas outras três ocasiões nas quais perderam o título, os brasileiros foram vice-campeões: 2017 (Santiago-CHI), 2005 (São Paulo-BRA) e 1999 (Buenos Aires-ARG).

Futebol de cegos Brasil
Brasil enfrentando a Colômbia no Desafio das Américas (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

O técnico da seleção chamou dez atletas, sendo seis que estiveram na conquista do ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no ano passado. O sistema de disputa é de todos contra todos em turno único, ou seja, cada país entra em campo cinco vezes. Os dois times que somarem mais pontos fazem a final, no dia 28, às 18h.

Além do Grand Prix da IBSA, conquistado em agosto, no México, o Brasil já ganhou também este ano a Copa Tango, o Desafio das Américas e o Grand Prix da França. Em 216 jogos oficiais, a seleção soma 157 vitórias, 45 empates e apenas 13 derrotas. Isto levando-se em conta resultados apenas do tempo regulamentar, sem contar disputas por pênaltis).

Mais em Paralimpíada Todo Dia