Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Kevin Damasceno é ouro no Mundial sub-23 de sabre

Kevin Damasceno levou a medalha de ouro no sabre masculino, na disputa do Mundial Sub-23 de paraesgrima disputado em São Paulo

Kevin e os demais medalhistas do sabre posam para foto segurando as medalhas. Os 4 estão em suas cadeiras de rodas
(Foto: Rosele Sanchotene)

Se nem nos seus melhores sonhos o gaúcho Kevin Damasceno imaginava chegar ao título mundial, imaginem então a surpresa que o mesmo está causando no mundo da esgrima paralímpica. Até poucos dias atrás, o atleta do Grêmio Náutico União-RS sequer era campeão brasileiro. Agora, em uma pegada só conquistou o título das três armas e levou de passagem o sabre individual no Campeonato Mundial Sub-23, evento que acontece em São Paulo (SP), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Isso aos 18 anos de idade.

+ Luisa Stefani e Storm Sanders vão para as quartas do WTA de Guadalajara

“Não sei nem o que falar”, confessou o campeão. “Nunca havia sonhado em ser campeão do mundo. Eu só queria evoluir meu jogo e chegou o dia em que mostrei evolução, chegando ao nível de campeão mundial”, festejou. Nesta quarta-feira, dia 19, Kevin perdeu uma única partida em toda a competição. Foi na pule, por 5 a 2, para o alemão Julius Haupt.

Mata-mata

Assim, avançou às eliminatórias com a segunda melhor campanha, passando de bye pelo quadro de 8 e medindo forças com o brasileiro Elias Oliveira na fase semifinal. Com o triunfo por 15 a 8, carimbou a sua vaga na decisão. De quebra, marcou um reencontro com o algoz Haupt.

Só que desta vez Kevin queria dar um final diferente ao combate e logo de início surpreendeu o alemão ao abrir seis toques contra nenhum. Com o placar em 8 a 1, Haupt aproveitou o intervalo para buscar se reencontrar no jogo. E conseguiu, encaixando cinco pontos em sequência, baixando o marcador para 9 a 6, ganhando moral para seguir pressionando o brasileiro.

Com 13 a 11 no placar, Kevin estava a dois toques da conquista do ouro e ainda viu o alemão ser punido com cartão vermelho, lhe dando um ponto de graça. Haupt não se deu por vencido novamente e buscou dois toques, deixando a final completamente em aberto. Porém, voltou a ser punido com um cartão vermelho, dando ao brasileiro o ponto que faltava para ser campeão: 15 a 13.

Campeonato Brasileiro

O garoto prodígio já havia causado espanto durante a manhã, quando comandou a virada da Seleção do Rio Grande do Sul sobre a do Paraná na prova de espada, durante o Campeonato Brasileiro, que segue sendo disputado paralelo ao Mundial.

Entrou no último jogo com o placar apontando 40 a 31 em favor dos paranaenses. Ele tinha pela frente ninguém menos do que o multicampeão Jovane Guissone, que precisava de cinco toques para levar sua equipe à medalha de ouro. Conseguiu quatro, enquanto Kevin tocou Guissone por incríveis catorze vezes, virando o placar para 45 a 44, levando a medalha aos Pampas.

“Na vida nada é impossível e para chegar em um nível alto assim foi preciso dedicação e foco”, confessou o campeão, que segue mantendo a humildade e o desejo por novas conquistas. “Agora é treinar e se dedicar cada vez mais, para aumentar o meu nível competitivo”, concluiu o imparável gaúcho, que ainda disputa as provas de espada e florete no Mundial.

Mais um bronze

Ainda pelo Campeonato Mundial Sub-23, a brasileira Ana Elisa Paz faturou o bronze no sabre feminino. A paraesgrimista do Grêmio Náutico União-RS teve ao seu lado no pódio a americana Shelby Jensen (também bronze), a francesa Clémence Delavoipiere (prata) e a húngara Anna Nádasdy (ouro).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O Campeonato Mundial de Paraesgrima Sub-23 prossegue nesta quinta-feira (20) em São Paulo (SP), com as provas de florete masculino e feminino. Em paralelo, no CT Paralímpico, o Campeonato Brasileiro de Paraesgrima entra em seu último dia. Serão disputadas as provas de sabre masculino e feminino, nas categorias A e B.

Mais em Paralimpíada Todo Dia