Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Segunda fase do nacional de halterofilismo reúne 69 atletas

Seis deles estiveram nos Jogos Paralímpicos de Tóquio no ano passado, com detaque para Mariana D’Andrea, campeã na capital japonesa, e para as recordistas brasileiras Lara Lima e Tayane Medeiros

Mariana D'Andrea halterofilismo segunda Fase Nacional do Circuito Paralímpico de halterofilismo
Campeã paralímpica, Mariana D'Andrea estará na 2ª Fase Nacional do Circuito de halterofilismo (Ale Cabral/CPB)

A segunda fase nacional do Circuito Paralímpico de Halterofilismo será realizada nos dias 2 e 3 de julho no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com 69 atletas. Seis deles representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, inclusive a paulista Mariana D’ Andrea, campeã na categoria até 73 kg na capital japonesa, e as recordistas brasileiras Lara Lima e Tayana Medeiros.

Lara Lima quebrou o recorde brasileiro na categoria até 41 quilos levantando 93kg para superar a própria marca, 90 kg, durante a primeira fase nacional do Circuito Paralímpico de Halterofilismo realizada em abril passado também no CT Paralímpico. Em 2021, a mineira de apenas 18 anos foi medalha de ouro no Mundial Júnior disputado em Tbilisi, na Geórgia. Ainda na primeira fase do circuito nacional, Tayana Medeiros suportou 133 kg e registrou um novo recorde nacional para a categoria acima de 86 kg. Semanas mais tarde, ela superou a marca no Campeonato Brasileiro, também na capital paulista, ao levantar 139 kg.

+ Centro de Treinamento Paralímpico recebe GP de judô

O peso suportado por Tayana no dia 7 de maio a deu o título de melhor supino feminino da competição. Nesta disputa, que considera apenas os quilos absolutos levantados, independentemente da categoria, a carioca superou a campeã paralímpica Mariana D’Andrea (até 73 kg). Um dia antes do feito da Mariana havia estabelecido um novo recorde brasileiro para a sua categoria ao suportar 138 kg, marca maior à que lhe garantiu o ouro nos Jogos de Tóquio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Paralimpíada Todo Dia