Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Festival de futebol para cegos deixa legado às mulheres

Evento promovido pela CBDV aconteceu entre os dias 26 e 29 e era voltado exclusivamente ao público feminino. As atletas ganham bolas para seguir praticando.

futebol para cegos

“O futebol de cegas já é realidade”, foram essas as palavras ditas pela técnica Laryssa Macêdo após o I Festival de futebol para cego realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

+Escola Paralímpica passa a ter turmas de triatlo e tiro com arco

Não é só ela que tem essa visão, outros treinadores, que orientaram as 26 participantes, que estavam no evento também fizeram uma balanço parecido. “Para mim, ainda está caindo a ficha de tudo o que aconteceu. O futebol de cegas já é realidade e, agora, só ampliamos os objetivos”, declarou Laryssa. 

O evento ocorreu de quinta a domingo e 23 atletas de linha deficientes visuais e as três goleiras participaram de palestras e atividades práticas em campo que culminaram com jogos exibição nas quais puderam experimentar todos os fundamentos do jogo.

futebol para cegos mulher
Fabiane, Ana e Talita, três das participantes do evento, estão abraçadas chorando durante a cerimônia de premiação do Festival. │Divulgação/CBDV

“O final muito muito emocionante, eu mesmo cheguei às lágrimas pelos depoimentos delas, muitas vieram dizer que achavam que não conseguiriam, que era um sonho”, declarou o técnico David Xavier, que integra a comissão técnica da Seleção Brasileira da Seleção Brasileira de base.

 “Foi fantástico participar um pouco do sonho de muitas delas. Tenho certeza de que foi o pontapé inicial e chegaremos mais longe com mais gente participando e, quem sabe, competições a nível regional e nacional”, acrescentou. Ao fim do festival, todas receberam medalhas de ouro das mãos do secretário-geral da Confederação, Helder Maciel. 

futebol-cegos
O técnico David Xavier está entre as atletas Nayane e Andreza. Os três têm medalhas ao redor do pescoço. Nayane segura sua medalha com a mão direita. │Divulgação/CBDV.

Além das medalhas, cada atleta recebeu da CBDV uma bola oficial novinha em folha para seguir praticando em sua cidade. “As meninas nos deram a palavra de que irão continuar praticando e convidando outras meninas. Elas estão muito felizes e emocionadas com o apoio da CBDV”, relatou Laryssa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Agora, elas têm o estímulo, as ferramentas e o apoio de nós, professores. Estou ansiosa pelos próximos capítulos, já à espera dos vídeos e mensagens que as atletas me prometeram e muito feliz em fazer parte dessa linda história”, finalizou.

Mais em Paralimpíada Todo Dia