Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

CPB convoca 27 atletas para o Pan-Americano de halterofilismo

CPB divulgou os convocados para o Regional Open das Américas de halterofilismo. A competição é o início do caminho da modalidade para Paris 2024

halterofilismo paralímpico Mariana D'Andrea
Campeã paralímpica Mariana D'Andrea está entre as convocadas (Foto: Ale Cabral/CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta quinta-feira, 19, os atletas que representarão o Brasil no Regional Open das Américas de halterofilismo, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de julho, em Saint Louis, nos Estados Unidos.

Os 27 halterofilistas foram conhecidos durante transmissão ao vivo na página do CPB no Facebook com Murilo Spina, coordenador-técnico do halterofilismo no CPB, e Valdecir Lopes, técnico-chefe da Seleção Brasileira. O Open Regional das Américas acontecerá no Campus da Universidade Logan, em Chesterfield. 

+ Valkirias conquista a Supercopa feminina de basquete CR

A competição é obrigatória dentro do caminho para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Para os atletas da modalidade, é necessário participar do Open para serem elegíveis à uma vaga no maior evento paradesportivo mundial. Além do Regional das Américas, estão previstos outras três disputas continentais: Ásia-Oceania, na Coreia do Sul; África, na Argélia; Europa, na Geórgia.

Dentre os convocados, estão os medalhistas paralímpicos Mariana D’Andrea, ouro pela categoria até 73 kg nos Jogos de Tóquio 2020, e Evânio Rodrigues, prata entre os atletas até 88 kg nos Jogos Rio 2016.

CONFIRA AQUI A CONVOCAÇÃO OFICIAL

O último Regional Open das Américas de halterofilismo aconteceu em Bogotá, na Colômbia, em 2018, e contou com 150 atletas de 27 nações. Na ocasião, o Brasil conquistou quatro ouros, seis pratas e seis bronzes, e ficou em primeiro lugar no quadro geral da competição.

Além de compor o caminho para os Jogos de Paris 2024, a competição continental é o primeiro evento internacional em que os brasileiros serão submetidos às novas regras do halterofilismo, implementadas pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As novas regras e regulamentos foram estipuladas após um período de consulta de três anos (2019-2022). Ao todo, 71 Comitês Paralímpicos Nacionais contribuíram para o processo. Agora, os árbitros contarão com o auxílio de câmeras em caso de dúvidas sobre a validade do movimento executado. 

Mais em Paralimpíada Todo Dia