Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jardênia busca convocação para torneio internacional

Medalhista em Tóquio 2020, Jardênia Barbosa quer ir bem no Desafio CPB/CBAt para ir ao GP de Marrakech

Jardênia Barbosa medalhista paralímpica
Jardênia Barbosa medalhou nos 400m T20 em Tóquio 2020 (Foto: Marcello Zambrana/CPB)

A medalhista paralímpica Jardênia Barbosa da Silva terá um grande objetivo durante a 2ª etapa do Desafio CPB/CBAt, evento que reunirá atletas paralímpicos e olímpicos em disputas de campo e pista, neste sábado (21) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ela será uma das atletas que buscará sua convocação para competir na etapa de Marrakech do Grand Prix de atletismo, em setembro.

+ Vitória Rosa e Juliana Campos brilham na abertura do Ibero-Americano de atletismo

Integrante da classe T20 (para atletas com deficiência intelectual), a potiguar é uma dos 23 atletas paralímpicos presentes no Desafio. Além dela, também estarão outras medalhistas paralímpicas, como Julyana Silva (lançamento de disco F57), Marivana Nóbrega (arremesso de peso F35), Raissa Machado (lançamento de dardo F56) e Silvânia Costa (salto em distância T11.

“Meu objetivo é participar desta competição para melhorar meu ranking nos 400m e no salto em distância e, assim, ter condições de estar na disputa por uma vaga para Marrakech, além de me preparar para o Mundial [de atletismo, em Paris 2023]. Espero que esse Desafio seja uma experiência muito boa para que eu me sinta em ritmo de competição”, analisou Jardênia. 

O Grand Prix é o circuito internacional do atletismo organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). 

Competições no ano

No início do mês, a atleta chegou a decretar o novo recorde das Américas no salto em distância durante o Campeonato Brasileiro de atletismo. Ela saltou para 5,69m e melhorou a sua própria marca continental, que era de 5,35m, também atingida neste ano. 

Já nos 400m, prova em que foi medalhista paralímpica em Tóquio 2020, a corredora fez seu melhor tempo na carreira. E foi justamente na 1ª etapa do Desafio CPB/CBAt, no último mês de abril, também no CT Paralímpico. Naquela ocasião, a atleta de 19 anos completou a prova em 57s42. O tempo foi um segundo mais rápido do que aquele que lhe rendeu a medalha de bronze nos Jogos de Tóquio. 

“Gosto de competir com atletas olímpicas, elas são rápidas. Foi no primeiro Desafio que fiz a minha melhor marca da carreira, correndo contra atleta olímpica. Então, é muito bom porque acaba sendo desafiador para a gente também”, completou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Desafio de atletismo CPB/CBAt tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros com e sem deficiência. Dirigido e organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento será dividido em sete etapas durante todo o ano de 2022. 

Além de ter recebido a primeira, em março, e sediar a segunda, neste sábado, o CT Paralímpico também será o local das provas em dezembro e em outro mês a definir. As outras etapas ocorrerão em Fortaleza (setembro), Brasília (outubro) e Porto Alegre (novembro).

Mais em Paralimpíada Todo Dia