Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Gabriel Bandeira quebra recorde mundial dos 100m borboleta

O nadador Gabriel Bandeira venceu os 100m borboleta S14 no Campeonato Brasileiro paralímpico em 54s18, estabelecendo um novo recorde mundial

Gabriel Bandeira campeonato brasileiro de natação paralímpica
Foto: Ale Cabral/CPB

O grande nome do Campeonato Brasileiro de natação paralímpica até o momento tem sido Gabriel Bandeira. O nadador da classe S14 (para atletas com deficiência intelectual) quebrou o recorde mundial dos 100m borboleta nesta sexta-feira com um tempo de 54s18

Atual campeão paralímpico da prova, Gabriel ganhou sua sexta medalha neste Campeonato Brasileiro com a vitória nos 100m borboleta. Nesta sexta, no CT Paralímpico, em São Paulo, o atleta do Praia Clube conseguiu melhorar os 54.76 que havia feito quando ganhou o ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Ele ainda superou o antigo recorde mundial, que pertencia ao britânico Reece Dunn com 54.46.

+ Brasil garante duas finais no Aberto Paralímpico de tênis de mesa

Gabriel Bandeira conquistou seis medalhas nesta edição do Campeonato Brasileiro de natação paralímpica até aqui. Foram cinco ouros e uma prata. Outro grande resultado de Gabriel veio nos 100m costas, onde conseguiu um tempo de 58s74, novo recorde das Américas na classe S14.

Lídia Cruz faz 2ª melhor tempo do mundo no Campeonato Brasileiro

Na manhã desta sexta-feira, 13, a carioca Lídia Cruz nadou os 200m livre e conquistou a medalha de ouro na classe S4 com o tempo de 03min10s20. Com esta marca, Lídia se mantém na segunda colocação do ranking mundial do ano. Em abril, a jovem de 23 anos já havia conquistado esta posição com a marca de 03min11s14. A líder do ranking é a alemã Tanja Scholz, com 02min51s53, registrados na etapa de Berlim do World Series (circuito internacional da natação).

Lídia Cruz campeonato brasileiro de natação paralímpica
Lídia Cruz competindo no Campeonato Brasileiro (Foto: Ale Cabral/CPB)

Em dois dias de Campeonato Brasileiro, Lídia já acumula quatro medalhas (três ouros e uma prata). As outras duas medalhas de ouro vieram nos 50m costas (54s74) e nos 100m livre (1min26s78), prova que ela também ocupa o segundo lugar no ranking. Já a prata veio nos 150m medley (03min09s26).Rumo ao mundial

Assim como Gabriel, Lídia faz parte do grupo de 29 nadadores que representará o Brasil no Mundial de natação, entre 12 e 18 de junho, na Ilha da Madeira, em Portugal. Confira aqui a convocação. “Ainda está caindo a ficha que eu vou para o Mundial. Eu fiz o tempo, mas só acreditei quando vi o meu nome na convocação. Só vai cair lá quando eu estiver lá”, contou a atleta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Agora é continuar treinando para não fazer feio. Quero mostrar que o Brasil ainda tem muitos atletas bons, não somente os atletas antigos”, completou Lídia, que ainda nadará a prova dos 50m livre neste sábado.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Paralimpíada Todo Dia