Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Sophia Kelmer é ouro nas duplas do Aberto da França

Sophia Kelmer, de apenas 14 anos, faturou sua segunda medalha no Aberto Paralímpico da França

Sophia Kelmer no Aberto Paralímpico da França de tênis de mesa
Sophia Kelmer, de apenas 14 anos (Fotojump/CBTM)

O Brasil conquistou mais uma medalha no Aberto Paralímpico da França de tênis de mesa neste sábado (07). Nas duplas femininas, Sophia Kelmer e a parceira australiana Rebecca Julian precisaram vencer apenas um jogo para ficar com o título na classe 14, já que duas duplas abandonaram a competição. O país ainda assegurou um outro lugar no pódio e está vivo em diversas outras disputas.

+ Brasil fecha primeira fase da Malmo Cup de goalball com 100%

Sophia Kelmer e Rebecca Julian enfrentaram a turca Kubra Korkut e a alemã Tiziana Oliv logo na primeira rodada. Como esta era a única dupla que não havia desistido do torneio, o jogo foi uma final. Após um belo duelo, a brasileira e a australiana ganharam por 3 sets a 2 (11/7, 11/13, 11/9, 6/11 e 11/8). Vale destacar que Sophia já havia sido medalhista no individual.

Cátia Oliveira e Marliane Santos já asseguraram ao menos uma medalha de prata no torneio de duplas femininas da classe 5. Com apenas três duplas na disputa, elas venceram a alemã Janina Sommer e a belga Sabine Toussaint por 3 sets a 0 (11/4, 11/2 e 11/2) e jogarão pelo ouro neste domingo, contra Bootwansirina/Wararitdamrongkul, da Tailândia.

+ PARALIMPÍADA TODO DIA

Cátia Oliveira também está muito perto de faturar uma medalha na disputa das duplas mistas na classe 4. Jogando ao lado do chileno Luis Rodrigo Flores, a parceria ganhou dois jogos na fase única, ambos por 3 sets a 1. Cinco duplas jogam o torneio, ou seja, Cátia e Luis farão mais dois jogos neste domingo. No momento, estão na liderança.

Duplas 100% brasileiras

Israel Stroh/Paulo Salmin avançaram às quartas de final da classe 14 após venceram três jogos: eles passaram pelos australianos Yaser Hussaini/Nathan Pelissier por 3 sets a 1 (6/11, 11/7, 11/8 e 11/8), repetiram o placar contra o alemão Bjoern Schnake e o colombiano Jose David Pirajan (6/11, 11/5, 11/8 e 11/7) e finalizaram contra Connor Holdback/Robert Mangen em placar de 3 a 0 (11/4, 11/3 e 11/5).

israel stroh tênis de mesa jogos paralímpicos de tóquio 2020
Israel Stroh faz parceria com Paulo Salmin no Aberto da França (Wander Roberto/CPB)

Lucas Carvalho/Sophia Kelmer também estão nas quartas do torneio de duplas mistas das classes XS17-20, após vencerem dois jogos e perderem um na primeira fase. Eles passaram por W.O pelos franceses Lucas Didier/Thu Kamkasomphou, depois venceram os noruegueses Fredrik Johanssen/Nora Korneliussen por 3 a 1 (13/11, 13/15, 11/6 e 11/5) e fecharam participação contra Phisit Wangphophathanasiri/Sumalee Suangtho, da Tailândia, perdendo por 3 a 0 (12/10, 11/6 e 11/5).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já Lucas Arabian/Joyce de Oliveira também avançaram para o mata-mata nas mistas da classe 10. Eles perderam para Wanchai Chaiwut/Wijittra Jaion, da Tailândia, por 3 a 0 (11/6, 11/5 e 11/8), mas se recuperam na sequência e venceram Kim Gyujeong/An Mi Hyeon, da Coreia do Sul, por 3 a 1 (7/11, 11/2, 11/5 e 11/8).

Duplas mescladas

Quem teve um ótimo aproveitamento neste sábado foi Marliane Amaral, nas mistas da classe 7. Junto ao norte-americano Jenson Van Emburgh, ela avançou às semis após vencer seus três jogos da primeira fase. Contra os holandeses Sem Roelofs/Femke Cobben, por 3 a 0 (11/8, 11/4 e 12/10), os franceses Fabien Lamirault/Alexandra Saint Pierre, por 3 a 2 (6/11, 7/11, 11/9, 11/9 e 11/4), e os espanhóis Rubio Cristina/Roberto Rodriguez, por 3 a 0 (11/7, 11/7 e 11/5).

Já Joyce de Oliveira, que formou parceria com a jordaniana Faten Elelimat, ganhou os dois primeiros jogos no torneio de duplas femininas da classe 10 e perdeu o terceiro, avançou às quartas de final. Já Lucas Arabian, junto com o irlandês Colin Judge, perdeu um duelo e venceu o outro e está nas oitavas da classe 8.

+ Lauro Chaman vence contrarrelógio da Copa do Mundo de paraciclsimo

O único brasileiro a não vencer no dia foi Conrado Contessi, nas duplas masculinas da classe 4. Formando parceria com o canadense Peter Isherwood, eles perderam para Kim Hyeon Uk/Him Hakjin e para Guillermo Jose Sierra/Benoit Besset, ambos por 3 a 0. Assim, a dupla já está eliminada da competição.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia