Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

CT Paralímpico recebe Brasileiros de duas modalidades

Até o sábado (7), o CT Paralímpico será a casa dos Campeonatos Brasileiros de atletismo e halterofilismo

Foto: Ale Cabral/CPB

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, sediará o Campeonato Brasileiro de atletismo e de halterofilismo, desta quinta-feira (5) até este sábado (7). Ao todo, 732 atletas se inscreveram para ambas as competições. Serão 631 esportistas nas provas de pista e campo do CT , além de 101 halterofilistas.

Os Campeonatos Brasileiros começaram a ser organizados e realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2018. Desde então, apenas em 2020 não houve competições, devido à pandemia de Covid-19. Além do atletismo e do halterofilismo, haverá disputas de outras duas modalidades até o fim do ano. O Brasileiro de natação ocorrerá entre os dias 12 e 14 de maio, também no Centro de Treinamento Paralímpico, enquanto o de tiro esportivo será realizado de 21 a 23 de outubro, no Rio de Janeiro.

Nesta semana, tanto nas provas de atletismo quanto nas de halterofilismo, haverá encontros entre medalhistas paralímpicos e jovens promessas do paradesporto brasileiro. A pista e o campo do CT Paralímpico vão receber diversos atletas que subiram ao pódio nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020: Alessandro Silva, ouro e recordista paralímpico no lançamento de disco na classe F11 (para atletas cegos); Beth Gomes, ouro e recordista mundial no lançamento de disco na classe F52; Petrúcio Ferreira, ouro e recordista paralímpico nos 100 m na classe T47, entre outros.

Além deles, seis atletas revelados na Escola Paralímpica de Esportes do CPB, projeto voltado para a iniciação esportiva de crianças e jovens, também estarão presentes no Campeonato Brasileiro de atletismo. É o caso do velocista João Santos, 14, estreante na competição. No ano passado, durante o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, em São Paulo, o paulistano, da classe T11 (para cegos), terminou os 100m em 12s40, o que seria o 27º melhor tempo do mundo na prova em 2021. Inclusive, João é o único atleta sub-15 que constava no top 30 mundial dos 100 m em sua classe na última temporada.

“Este é um evento que dá continuidade ao nosso calendário e que prepara os atletas para atingirem seus resultados e objetivos. Ele é válido para o ranking mundial e terá a presença de um delegado técnico internacional”, explicou João Paulo da Cunha, coordenador de atletismo do CPB.

+ Brasil participa de Aberto paralímpico de tênis de mesa com dez atletas

Halterofilismo

Nas disputas de halterofilismo, cinco dos sete atletas que representaram o Brasil na modalidade durante os Jogos de Tóquio se inscreveram para a competição. Entre eles, a medalhista de ouro Mariana D’Andrea (categoria até 73 kg).

Jovens que estão despontando em competições nacionais e internacionais também participarão das provas. Clayton Duarte Costa, 16, é um dos atletas da nova geração que começaram a se destacar na modalidade. O paulista de Itu já até disputou um torneio internacional pela Seleção Brasileira de halterofilismo, o Mundial da Geórgia, no ano passado, quando ficou em quarto lugar na categoria até 59kg.

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de halterofilismo será a última competição antes do prazo final (8 de maio) para a inscrição para o Campeonato Regional das Américas (Open) da modalidade, que será realizado nos Estados Unidos, em julho. O Open será o primeiro torneio oficial que a Seleção Brasileira da modalidade terá pela frente no calendário de 2022.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“O Brasileiro será a última oportunidade dos técnicos avaliarem os atletas que estão com índices para o Open das Américas e ainda em observarem os que vierem por ventura bater alguma marca interessante”, disse Murilo Spina, coordenador técnico da modalidade no CPB.

Mais em Paralimpíada Todo Dia