Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil conquista cinco medalhas na Copa do Mundo de bocha

Medalhista paralímpico, Maciel Santos, conquista o ouro, enquanto que Mateus Carvalho e Andreza Vitória levam a prata. Evelyn de Oliveira e Marcelo dos Santos ficam com o bronze

Foto: Wander Roberto/CPB

Medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, o cearense Maciel Santos manteve o embalo do ano passado e conquistou o título individual da Copa do Mundo de bocha no Rio de Janeiro neste sábado (30), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, zona oeste da capital fluminense. Além deste ouro, o Brasil conquistou ainda duas prata e dois bronzes. As disputas por pares e equipes vão começar neste domingo (1).

Pela classe BC2 (para atletas que não contam com auxílio), Maciel Santos venceu na final o argentino Luis Cristaldo por 6 a 1 e conquistou a medalha de ouro da competição. O atleta de Cratéus, que nasceu com paralisia cerebral e começou na modalidade aos 11 anos, sagrou-se campeão de maneira invicta. Após três vitórias na fase de grupo, aplicou 6 a 1 no canadense Danik Allard nas quartas de final e superou o eslovaco Rastislav Kurilak por 8 a 1 pelas semis.

Já nas outras duas finais individuais do dia em quem disputou, o Brasil foi derrotado. Pela classe BC1 feminina (para atletas que podem ter auxílio de ajudantes), a pernambucana Andreza Vitória foi vencida pela argentina Ailen Flores por 4 a 1.

O mineiro Mateus Carvalho, da classe BC3 (para atletas que utilizam instrumento auxiliar e podem ter ajuda de outra pessoa) foi outro finalista brasileiro surpreendido na decisão e ficou com a medalha de prata após perder para o australiano Daniel Michel por 5 a 1.

Mas o Brasil ainda conquistou mais duas medalhas no último dia das finais individuais da Copa do Mundo. Pela classe BC3 feminina, a campeã paralímpica nos Jogos do Rio 2016 e porta-bandeira nos Jogos de Tóquio 2020, Evelyn de Oliveira, ficou com a medalha de bronze ao derrotar a argentina Micaela Salvador por 7 a 1.

Outro terceiro lugar conquistado pelo Brasil nas finais das disputas individuais foi pela classe BC4, com Marcelo dos Santos, que aplicou 6 a 2 no canadense Marco Dispaltro e também conquistou o bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A Copa do Mundo de bocha

A Copa do Mundo de bocha 2022 é um “aquecimento” para o Mundial da modalidade em dezembro, quando o mesmo local na capital fluminense também será o palco das disputas. Antes, haverá ainda outras duas etapas da Copa do Mundo – uma em Portugal e outra em Bahrein.

Ao todo, 218 atletas e integrantes de comissões técnicas de 18 países se inscreveram para a Copa do Mundo. Os jogos acontecerão até a próxima segunda-feira, 2 de maio.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia