Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil tem três finalistas na Copa do Mundo de bocha

Andreza Vitória (BC1), Maciel Santos (BC2) e Mateus Carvalho (BC3) vão em busca do ouro

Foto: Divulgação/ Bruno de Lima/ANDE

O terceiro dia de partidas na Copa do Mundo de bocha 2022 (Rio de Janeiro 2022 World Boccia Cup) definiu as finais de simples do torneio. O Brasil será representado em três decisões, que serão disputadas neste sábado (30), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, zona oeste do Rio de Janeiro.

Na chave feminina da classe BC1 (atletas que podem ter auxílio de ajudantes), Andreza Vitória chegou à final após derrotar a francesa Aurelie Aubert por 4 a 1. Na disputa pela medalha de ouro, a brasileira enfrentará a argentina Ailen Flores. Já na semifinal da chave masculina, André Luiz Filho foi derrotado pelo holandês Daniel Perez no desempate. Agora, ele jogará pelo bronze diante do português André Ramos.

Pela classe BC2 (para atletas que não contam com auxílio), Maciel Santos, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, também está na decisão. Na semifinal, ele superou o eslovaco Rastislav Kurilak por 8 a 1 e, na final, duelará contra o argentino Luis Cristaldo.

Mateus Carvalho, da classe BC3 (para atletas que utilizam instrumento auxiliar e podem ter ajuda de outra pessoa), é outro finalista brasileiro. Ele derrotou o francês Samir Van Der Beken por 3 a 1 na semifinal e se classificou para enfrentar o australiano Daniel Michel na decisão.

Campeã paralímpica nos Jogos do Rio 2016 e porta-bandeira nos Jogos de Tóquio 2020, Evelyn de Oliveira foi eliminada na semifinal ao ser superada pela portuguesa Ana Costa por 4 a 3. No confronto pelo bronze, Evelyn vai encarar a argentina Micaela Salvador.

+ Assista ao vivo: Copa do Mundo de bocha no Rio de Janeiro

Por fim, na BC4 (atletas com deficiências severas, que não recebem assistência), após fazer uma campanha de quatro vitórias em quatro jogos, Marcelo dos Santos perdeu por 6 a 0 para o colombiano Euclides Grisales na semifinal. Na disputa pelo terceiro lugar, o atleta brasileiro terá pela frente o canadense Marco Dispaltro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A Copa do Mundo de bocha

A Copa do Mundo de bocha 2022 é um “aquecimento” para o Mundial da modalidade em dezembro, quando o mesmo local na capital fluminense também será o palco das disputas. Antes, haverá ainda outras duas etapas da Copa do Mundo – uma em Portugal e outra em Bahrein.

Ao todo, 218 atletas e integrantes de comissões técnicas de 18 países se inscreveram para a Copa do Mundo. Os jogos acontecerão até a próxima segunda-feira, 2 de maio.

Mais em Paralimpíada Todo Dia