Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros avançam às quartas da Copa do Mundo de bocha

Marcelo dos Santos e Mateus Carvalho avançam às quartas de final na Copa do Mundo de bocha

Marcelo dos Santos está nas quartas de final da Copa do Mundo de bocha
Marcelo dos Santos está com 100% de aproveitamento na Copa do Mundo de bocha (Divulgação/Bruno Lima/ANDE)

Dois brasileiros avançaram às quartas de final da Copa do Mundo de bocha 2022 (Rio de Janeiro 2022 World Boccia Cup) nesta quinta-feira (28) na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, zona oeste do Rio de Janeiro. Mateus Carvalho (BC3) se recuperou de derrota, enquanto Marcelo dos Santos (BC4) manteve os 100% de aproveitamento no dia.

Mateus Carvalho, da classe BC3 (para atletas que utilizam instrumento auxiliar e podem ter ajuda de outra pessoa), recuperou-se na competição após estrear com derrota contra o britânico William Arnott. Ele ganhou as duas partidas seguintes e se classificou para as quartas de final em segundo lugar no seu grupo: 4 a 3 contra o português José Gonçalves e 5 a 3 diante do canadense Eric Bussiere. Agora, na próxima fase, Mateus encara o espanhol Wafid Boucherit, que avançou em primeiro na sua chave. 

+ Brasil fatura 16 medalhas na abertura de Rosario 2022

Na classe BC4 (atletas com deficiências severas, que não recebem assistência), Marcelo dos Santos passou como líder do seu grupo ao vencer todos os jogos na primeira fase. Na quarta-feira (27), ele havia derrotado o alemão Boris Nicolai, por 11 a 0, e o colombiano Duban Cely, por 7 a 2. Nesta quinta, ele encerrou a sua participação na fase de grupos com outro triunfo: 5 a 2 sobre o português Manuel Cruz.

Nas quartas, Marcelo dos Santos vai enfrentar o eslovaco Martin Streharsky. Outro atleta brasileiro da classe BC4, Eliseu dos Santos, irmão de Marcelo, foi eliminado da Copa do Mundo de bocha com três derrotas. 

A Copa do Mundo de bocha

A Copa do Mundo de bocha 2022  é um “aquecimento” para o Mundial de Bocha, que acontecerá em dezembro, também no Rio de Janeiro. Antes, haverá ainda outras duas etapas da Copa do Mundo – uma em Portugal e outra em Bahrein. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ao todo, 218 atletas e integrantes de comissões técnicas de 18 países se inscreveram para a competição. Os jogos acontecerão até segunda-feira, 2 de maio. 

Mais em Paralimpíada Todo Dia