Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Copa do Mundo do Rio começa com duelo de gerações

Principais atletas do mundo iniciaram duas caminhadas na etapa brasileira

copa do mundo de bocha rio de janeiro
Maciel faz jogada sob o olhar de Iuri | Foto: Divulgação/ Bruno de Lima/ANDE

A Copa do Mundo de bocha 2022 começou nesta quarta-feira (27)com nove atletas brasileiros em disputas na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.

Destaque para um duelo entre dois compatriotas de gerações distintas. Pela classe BC2 (para atletas que não contam com auxílio), o cearense Maciel Santos, 36, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, venceu o jovem potiguar Iuri Silva, 18, por 3 a 2. Essa partida foi uma reedição da semifinal da Copa América 2021, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no último mês de dezembro.

À ocasião, Maciel também derrotou Iuri, mas por um placar mais elástico: 11 a 1. Posteriormente, o potiguar ficou com o bronze e o cearense se sagrou campeão da competição.

Na bocha, os atletas são classificados em 4 classes distintas, chamadas de BC1, BC2, BC3 e BC4, o termo BC significa, Boccia Classification (Classificação da Bocha) e suas numerações referem-se a um determinado grau de comprometimento motor. Quanto menor o número, maior é o grau de comprometimento.

Outros brasileiros

Mais sete brasileiros entraram na Arena Carioca nesta quarta-feira. Na chave feminina da classe BC1 (atletas que podem ter auxílio de ajudantes), Andreza Vitória derrotou a colombiana Dayana Columba por 8 a 0. Na masculina, André Luiz Filho superou o português André Ramos por 4 a 1.

Na classe BC3 (para atletas que utilizam instrumento auxiliar e podem ter ajuda de outra pessoa), Mateus Carvalho estreou com derrota contra o britânico William Arnott: 3 a 2. Pela chave feminina, Evelyn de Oliveira ganhou da colombiana Maria Muñoz por 14 a 0. Evani Soares está enfrentando a britânica Robyn Mcbride neste momento.

copa do mundo de bocha rio de janeiro
(Reprodução/worldboccia)

Já na BC4 (atletas com deficiências severas, que não recebem assistência), dois atletas do país anfitrião começaram a Copa do Mundo de bocha de maneiras distintas.

Marcelo dos Santos venceu suas duas primeiras partidas. No primeiro jogo, ele superou o alemão Boris Nicolai por 11 a 0. Na sequência, o brasileiro derrotou o colombiano Duban Cely por 7 a 2. Por outro lado, Eliseu dos Santos perdeu seus dois confrontos iniciais: 4 a 3 para o francês Dorian Decarme e 7 a 0 diante do eslovaco Martin Streharsky.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A Copa do Mundo de bocha 2022 é um “aquecimento” para o Mundial de Bocha em dezembro, quando o mesmo local na capital fluminense também será o palco das disputas. Antes, haverá ainda outras duas etapas da Copa do Mundo – uma em Portugal e outra em Bahrein.

Ao todo, 218 atletas e integrantes de comissões técnicas de 18 países se inscreveram para a competição. Os jogos acontecerão até domingo, 1º de maio.

Mais em Paralimpíada Todo Dia