Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil garante quatro finais no Internacional de parabadminton

Brasil avançou em quatro finais e garantiu outras nove medalhas no International de parabadminton

parabadminton

O Brasil vai fazer quatro finais no Internacional de parabadminton, que está acontecendo no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). Vitor Tavares, que esteve nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, avançou na SH6 masculina, e Auricelia Evangelista e Daniele Souza farão uma final verde-amarela na WH1 feminina. Sergio Santana/Maria Antunes ainda chegaram na chave de mistas da WH2.

Principal nome do parabadminton brasileiro, Vitor Tavares passou pelo indiano Dhinagaran Pandurangan por 21/16 e 21/11 para avançar à final da classe SH6. Ele enfrentará o francês Charles Noakes na grande decisão, neste domingo (24). Em sua campanha até aqui, o número 3 do mundo fez quatro jogos e não perdeu sets.

+ Seleção paralímpica de tênis de mesa treina para torneios na Europa

A classe WH1 feminina, para cadeirantes, terá uma final 100% brasileira. Auricelia Evangelista passou pela peruana Silvia Arizapana por 2 sets a 0 (21/19 e 21/11) neste sábado e se garantiu na decisão, onde já estava garantida Daniele Souza. Outra brasileira, Ana Gomes ainda ficou com o bronze na classe.

Sergio Santana/Maria Antunes chegaram à final do torneio de duplas mistas da classe WH2. Eles passaram pelos compatriotas Romulo Soares/Daniele Souza, por duplo 21/18, na semifinal. Sergio e Maria enfrentarão a parceria formada pelo italiano Yuri Ferrigno e o peruano Pilar Jauregui. Eliminados na semi, Romulo e Daniele ficaram com o bronze.

Medalhas no Internacional de parabadminton

Além das finais, outras medalhas no Internacional de parabadminton foram garantidas neste sábado. O Brasil faturou uma prata e seis bronzes no dia. A prata veio com Maria Antunes/Auricelia Evangelista no torneio de duplas femininas WH1/WH2, ficando atrás das peruanas Pilar Jauregui/Silvia Arizapana, em chave disputada de forma direta. Ana Gomes/Daniele Souza ficaram com o bronze.

Julio Cesar Godoy ficou com o bronze na WH2 masculina, ao ser derrotado pelo chileno Jaime Aranguiz, por 2 sets a 0 (21/8 e 21/19) na semifinal. O brasileiro é o décimo colocado do ranking mundial e era o cabeça de chave número 2 do torneio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Dheyvid Almeida/Marcio Dellafina ficaram com o bronze nas duplas masculinas da classe SH6. Já Abinaecia da Silva faturou duas medalhas: uma na simples da SL3 e outra nas duplas da SL3/SL5, ao lado da indiana Arati Patil. Edwarda Dias foi outra a medalhar no torneio individual de sua classe, a SL4, após derrota para indiana.

Além de todas essas medalhas, vale destacar que o Brasil já tinha uma medalha conquistada desde sexta, com Maria Gilda Antunes na classe WH2. Em fase única, ela venceu dois jogos e perdeu um. Aline Cabral ficou em quarto lugar no torneio.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia