Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção Brasileira é convocada para Copa do Mundo do Rio

Seleção brasileira de bocha foi convocada para a disputa da etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo, que será realizada entre 25 de abril e 2 de maio

seleção brasileira de bocha copa do mundo de Bocha rio de janeiro Brasil Portugal
Os atletas cadeirantes Maciel Santos (dir.), Andreza Oliveira (c), e Iuri Silva comemoram título na Copa América em 2021, no CT Paralímpico (Ale Cabral/CPB)

A Seleção Brasileira de bocha foi convocada nesta quarta-feira, 13, para a disputa da etapa da Copa do Mundo 2022 (World Boccia Cup) do Rio de Janeiro, que será realizada entre os dias 25 de abril e 02 de maio no Parque Olímpico, na Arena Carioca 1. A lista dos atletas (confira ao final do texto) foi divulgada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE). 

A competição servirá como um “aquecimento” para o Mundial de Bocha em dezembro, quando também o mesmo local na capital fluminense será o palco das disputas. Antes, haverá ainda outra etapa da Copa do Mundo, em Portugal, na metade do ano.

+Mariana Olimpia termina em 4º lugar no Challenger Intercontinental de bocha

Como preparação para a competição, os atletas convocados se reunirão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 20 a 24 de abril, para uma fase de treinamentos. 

Pela Copa do Mundo, competidores de 18 países se enfrentarão em eventos individuais, pares e equipes, num total de 218 inscritos, entre atletas e comissão técnica.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Para o diretor técnico da ANDE, Leonardo Baideck, é muito importante para a entdidade, enquanto organizadora de ambos eventos, e também para a Seleção Brasileira, pois será a primeira competição de nível A do ano.

“Estarão presentes países da Europa, Ásia e América, já pensando em pontos para o ranking nessa corrida até o Campeonato Mundial. Então, a gente já começa a medir forças com as maiores potências de bocha do mundo”. 

Outra novidade para esta etapa da Copa do Mundo será a obrigatoriedade das bolas sancionadas pela BisFed (Federação Internacional de Bocha), ou seja, as bolas antigas não poderão ser utilizadas.

Confira a lista dos atletas convocados para a Copa do Mundo de bocha 2022 no Rio: 

Equipe BC1/BC2:

André Barroso Filho – ADD/MS
Andreza Vitoria de Oliveira – UFPE/PE
Maciel Santos ADMC/SMEL Mogi
Iuri Silva – APARN

Par BC3:

Evelyn Oliveira – SESI/SP
Mateus Carvalho – CDDU/Praia Clube/Uberlândia
Evani Calado – APT/SP

Par BC4:

Eliseu dos Santos – ADFP/PR
Marcelo dos Santos – APP/PR
Ercileide Silva – ADEFU/MG

Mais em Paralimpíada Todo Dia