Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Copa Brasil de paraesgrima tem seus cinco primeiros campeões

Vanderson Chaves, Mônica Santos, Jovane Guissone, Carminha Oliveira e Lenilson de Oliveira foram os campeões da Copa Brasil de paraesgrima

COPA BRASIL DE PARAESGRIMA
Copa Brasil 95 anos CBE segue nesta terça-feira (Rosele Sanchotene)

O dia inaugural da 1ª Copa Brasil 95 anos CBE levou muita paraesgrima para as instalações do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). E muitos campeões também. Ao todo, cinco esgrimistas terminaram a segunda-feira (11) com medalhas douradas no peito: Vanderson Chaves e Mônica Santos, do Grêmio Náutico União-RS; Jovane Guissone e Carminha Oliveira, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná; e Lenilson de Oliveira, do Club Athletico Paulistano-SP.

No sabre deu dobradinha gaúcha. No sabre B masculino, Chaves fez uma caminhada exemplar rumo ao título. Primeiro, o atleta do Grêmio Náutico União performou uma pule perfeita ao vencer todas as suas quatro partidas. Depois, pelo bom desempenho, ficou de bye no quadro de 8.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na semifinal, ele encarou Izaias Monteiro da Silva (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) e triunfou por 15 a 10. Com a classificação para a final, o gaúcho voltou a enfrentar um atleta da Associação, só que desta vez foi a vez de Anderson Pires. Assim como anteriormente, Chaves não foi parado e saiu com o título ao vencer a decisão por 15 a 8.

O roteiro foi idêntico no sabre A feminino. A gaúcha Mônica Santos, jogando na segunda arma, foi imbatível na pule e terminou a primeira fase com quatro vitórias. Na sequência, por estar invicta, ela não precisou jogar o quadro de 8. Na semifinal e final, ela bateu duas atletas da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná para sair com o campeonato. Primeiro, aplicou 15 a 13 em Karina Maia e, depois, 15 a 9 em Carminha Oliveira na final.

“Esta Copa Brasil de paraesgrima é o aquecimento (para a Copa do Mundo, que acontece a partir de quinta-feira). É muito importante para nós, porque temos de voltar ao ritmo de competição, só no ritmo de treinamento em base não é o suficiente para enfrentar os atletas de fora do país e estar no nível deles. Então, estas competições estão sendo preparatórias para as competições internacionais que estão por vir”, comentou sobre a semana de competições em São Paulo.

Já na espada A, a história foi diferente para Carminha. Ela, que venceu seis das sete partidas da pule, foi direto para o quadro de 8, fase em que não deu chance alguma para Ana Clara Lemos (Associação Atlética Anthares-AL): triunfo por 15 a 1.

Depois, Carminha também dominou a adversária da semifinal e colega de equipe, Karina Maia. Na ocasião, a atleta que representou o Brasil na Olimpíada de Tóquio venceu por 15 a 3. Por outro lado, a decisão foi mais acirrada. Em jogo protagonizado por ela e Rayssa Veras (que vinha fazendo um campeonato invicto), do Club Athletico Paulistano, a vitória foi para Carminha Oliveira por 15 a 11.

A espada A masculina foi faturada por Lenilson de Oliveira. O esgrimista do Paulistano também fez uma pule perfeita e, com isso, pegou um atalho direto para o quadro de 8. Nessa fase, ele fez um jogo muito acirrado contra Clodoaldo Zafatoski (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) em que saiu com a vitória por apenas um toque de diferença: 15 a 14.

Na luta pela final, o placar do triunfo de Oliveira diante de Moacir Ribeiro (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) foi um pouco mais dilatado do que no quadro de 8: 15 a 4. Na grande decisão, o atleta do Paulistano derrotou Fabio Damasceno, do Grêmio Náutico União, e ficou com o ouro.

O florete B masculino da Copa Brasil de paraesgrima presenciou Jovane Guissone brilhando no manejo da segunda arma. Pule impecável (seis triunfos em seis jogos) e placares dilatados nas eliminatórias rumo ao título, foi assim que alcançou o título. Na semifinal, o medalhista paralímpico aplicou 15 a 1 em Rodrigo Massarutt (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) e, na decisão, 15 a 5 em Mauricio Stempniak (Grêmio Náutico União-RS).

“Estou muito feliz de conquistar a medalha de ouro. Fiz tudo aquilo que consegui treinar em aula, apliquei diversas ações diferentes e fui bem em variar bastante o jogo. Foi bom para já pensar na Copa do Mundo e ir com a mesma garra e confiança”, disse o medalhista paralímpico.

A Copa Brasil de paraesgrima volta a ter programação nesta terça-feira (12), que já marcará o encerramento do torneio. Na quinta-feira (14), será iniciada a Copa do Mundo, no Centro Paralímpico Brasileiro, com representantes de várias partes do planeta.

Mais em Paralimpíada Todo Dia