Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Carol Santiago e José Ronaldo quebram recordes das Américas

Maria Carol Santiago e José Ronaldo foram os destaques da primeira sessão deste sábado da 2ª Fase Nacional do Circuito Paralímpico de natação

MARIA CAROL SANTIAGO RECORDE DAS AMÉRICAS
Carol Santiago sorri na piscina após prova (Robson Fernandjes/CPB)

Dona de cinco medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Maria Carol Santiago, 36, bateu o recorde das Américas nos 100 m costas da classe S12 (para atletas com deficiência visual) neste sábado, 9, no CT Paralímpico, em São Paulo. Nesta manhã, a pernambucana completou a prova em 1min08s74, mais de seis segundo abaixo do seu antigo recorde, 1min14s79, também registrado na capital paulista, em abril de 2019. Ela é uma dos 221 nadadores inscritos na 2ª Fase Nacional do Circuito Paralímpico de natação

Outro nadador que representou o Brasil nos Jogos de Tóquio, o paulista José Ronaldo, 41, da classe S1 (para atletas com as mais severas limitações físico-motoras dentre todas da modalidade) também quebrou um recorde das Américas durante a 2ª Fase Nacional de natação, neste sábado, ao nadar os 200 m livre em 5min58s66. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na 1ª Fase, realizada na semana passada, também no CT, ele já havia estabelecido a melhor marca das Américas desta prova, quando completou o percurso em 6min35s05. Antes, o recorde era do colombiano Luís Eduardo Rojas, que fez a prova em 7min50s24, nos EUA, em 2013. 

Pelos critérios do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Maria Carol Santiago e José Ronaldo estão classificados para o Mundial de Natação, marcado para a Ilha da Madeira, em Portugal, no próximo mês de junho. A pernambucana assegurou a vaga ao conquistar suas três medalhas de ouro em Tóquio, enquanto o paulista garantiu sua presença na competição em solo lusitano ao atingir índice na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa da modalidade. 

“Eu fiquei muito feliz com o resultado. Esperava nadar bem, mas estava com muito desconforto na coluna. Nem sabia se participaria desta 2ª Fase Nacional. Só que toda a equipe médica do CPB e o fisioterapeuta Rafael Martins de Oliveira fizeram um trabalho excelente para que eu conseguisse nadar. Sem eles, o recorde não seria possível. Estou dois dias sem dor. Agora, no Circuito Loterias Caixa, tenho feito uma programação parecida com a que estamos planejando para o Mundial, em Portugal. Eu estava com algumas dúvidas se nadaria todas as provas da minha classe, mas esse recorde das Américas mostra que é possível”, disse Carol, que nasceu com síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz o campo de visão. 

Além de Maria Carol Santiago e Ronaldo, outros dois atletas se destacaram na manhã deste sábado no CT Paralímpico: o paranaense Eric Tobera (S3) bateu o recorde brasileiro nos 50 m peito, ao realizar a prova em 55s90 e superar a marca de 56s16 do paraibano Ronystony Cordeiro, e o catarinense Talisson Glock (S6) atingiu o índice para o Mundial de Portugal nos 400 m livre, com o tempo de 5min09s91. Ele, porém, já tinha vaga garantida na competição por ser o atual campeão paralímpico da prova. 

A 2ª Fase Nacional de natação será realizada até este domingo, 10, com disputas que valem como seletiva para o Mundial de Portugal. Até agora, 20 nadadores brasileiros se classificaram para o torneio: os catorze  atletas que atingiram índice na 1ª Fase, os cinco medalhistas de ouro nos Jogos de Tóquio: Carol Santiago (S12), Gabriel Araújo (S2), Gabriel Bandeira (S14), Talisson Glock (S6) e Wendell Belarmino (S11), além da gaúcha Larissa Rodrigues (S3), que garantiu a vaga durante o World Series, em Berlim, na Alemanha. 

Mais em Paralimpíada Todo Dia