Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

CPB organiza competições de halterofilismo, natação e tiro

CPB organiza competições de halterofilismo, natação e tiro esportivo
Mariana D 'Andrea se prepara para competição | Foto: Ale Cabral/CPB

O CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) realizará competições de halterofilismo, natação e tiro esportivo no sábado, 9, e domingo, 10. O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo e a 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação. Nos mesmos dias, a 1ª Copa Brasil de tiro esportivo será realizada no Rio de Janeiro. Ao todo, as três competições vão reunir 341 atletas nas capitais paulista e fluminense.

A piscina do CT Paralímpico receberá 221 nadadores na 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação. A competição valerá como seletiva para o Mundial da modalidade, marcado para o próximo mês de junho, na Ilha da Madeira, em Portugal. Na 1ª Fase, realizada na última semana, também no CT, catorze atletas atingiram índices para disputar o Mundial em território luso.

Além destes nadadores, os cinco brasileiros que conquistaram medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Carol Santiago (S12), Gabriel Araújo (S2), Gabriel Bandeira (S14), Talisson Glock (S6) e Wendell Belarmino (S11), e a nadadora gaúcha Larissa Rodrigues (S3), que atingiu índice no World Series, em Berlim, na Alemanha, também já garantiram vaga para a competição em solo português, de acordo com os critérios do CPB.

+ Brasileiras estream no Challenger Intercontinental de bocha

Já na arena multiuso do CT, noventa e um halterofilistas disputarão a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa da modalidade. No sábado, 9, sessenta e três homens competirão em 10 categorias, enquanto as provas femininas serão realizadas no domingo, 10. Entre as competidoras estará a paulista Mariana D’Andrea, 24, medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 na categoria até 73 kg.

“Toda competição é importante. Procuro sempre aprender, ganhar mais experiência e fazer o meu melhor. Estou bem física e mentalmente, com uma grande expectativa por ser o primeiro evento do ano no halterofilismo”, disse a atleta, que, além de ser campeã paralímpica também é a atual vice-campeã mundial na sua categoria.

Tiro esportivo

Outra competição organizada pelo CPB neste final de semana é a Copa Brasil de tiro esportivo, que será disputada em dois lugares no Rio de Janeiro. As provas de carabina e pistola ocorrerão na Escola Naval, no centro da capital fluminense, enquanto a de trap (tiro ao prato) vai acontecer no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, zona oeste da cidade. Ao todo, 29 atiradores estarão nas disputas.

Único representante brasileiro da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Alexandre Galgani, 38, exaltou o fato de poder competir com sua arma pela primeira vez desde o megaevento no Japão. No Campeonato Brasileiro, realizado no fim do ano passado, o paulista teve que utilizar um equipamento emprestado, pois sua carabina estava em conserto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Infelizmente, não consegui a minha melhor pontuação nas provas que disputei no final de 2021. Agora, estou com a minha própria arma arrumada e estou treinando todos os dias. Às vezes, em até três períodos: manhã, tarde e noite. Estou muito focado na Copa Brasil, que será um norte para a Copa do Mundo, em junho, na França”, destacou o paulista de Sumaré.

Mais em Paralimpíada Todo Dia